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METRÔ DO RECIFE: mesmo em crise, tecnologia do Metrô do Recife atrai visita de técnicos da CPTM de São Paulo

Profissionais estiveram no Recife para conhecer o Centro de Controle Operacional (CCO) do sistema pernambucano

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Roberta Soares

Publicado em 18/07/2023 às 15:00 | Atualizado em 19/07/2023 às 12:29
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Nem todas as notícias relacionadas ao Metrô do Recife são ruins, apesar da crise financeira e estrutural enfrentada pelo sistema metropolitano há pelo menos mais de cinco anos. Nesta segunda-feira (17/7) uma comitiva da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) - o sistema de trens metropolitanos de São Paulo - esteve no Recife para conhecer o Centro de Controle Operacional (CCO) do Metrô do Recife.

O objetivo da visita técnica foi conhecer o painel cinético da Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) Recife, que foi modernizado em 2022 para permitir uma melhor operação e visualização das informações do Centro de Controle Operacional do sistema pernambucano.

DIVULGAÇÃO/CBTU RECIFE

Centro de Controle Operacional (CCO) do Metrô do Recife recebe técnicos da CPTM de São Paulo para conhecer sistema - DIVULGAÇÃO/CBTU RECIFE

A CPTM estaria modernizando o CCO da companhia e implantando o mesmo painel. “Por isso a visita. Precisamos saber como as coisas aconteceram e as vantagens obtidas pelo Metrô do Recife com o novo painel”, afirmou o diretor de Operação e Manutenção da CPTM, Luiz Eduardo Argenton.

Segundo o Metrô do Recife, em 2022, a CBTU atualizou a tecnologia de retroprojeção dos painéis de sinalização do CCO. Antes, eram utilizadas lâmpadas que demandavam trocas periódicas e recursos de custeio. Agora são utilizados bancos de laser, que garantem uma vida útil de até 11 anos, trazendo melhor definição e brilho nas imagens.

DIVULGAÇÃO/CBTU RECIFE
Centro de Controle Operacional (CCO) do Metrô do Recife - DIVULGAÇÃO/CBTU RECIFE
DIVULGAÇÃO/CBTU RECIFE
Centro de Controle Operacional (CCO) do Metrô do Recife - DIVULGAÇÃO/CBTU RECIFE

“Além disso, a atualização dos painéis proporcionou que eles passassem a ser utilizados para apresentar informações de outros sistemas, como imagens das câmeras, tornando o CCO uma área cada vez mais integrada, o que é tendência no setor metroferroviário”, explicou Carlos Buarque, coordenador de Planejamento e Treinamento da STU-REC.

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