TRANSPORTE PÚBLICO

GREVE DE ÔNIBUS E METRÔ: metade da frota de ÔNIBUS está nas ruas, apesar da determinação da JUSTIÇA

TRT-6 determinou a oferta de 60% da frota de ônibus nos horários de pico e 40% no fora pico

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Roberta Soares

Publicado em 26/07/2023 às 17:20 | Atualizado em 26/07/2023 às 17:47
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A greve dos motoristas de ônibus da Região Metropolitana do Recife segue impactando a população e sem previsão de desfecho. Apenas um pouco mais da metade da frota de ônibus estava nas ruas no fim da tarde desta quarta-feira (26/7), o que mostra que o movimento segue com força.

Segundo a Urbana-PE, o Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros, 52% dos ônibus (a frota diária é de 2.600 veículos) estariam circulando. A operação começou no início da manhã com menos de 30% e cresceu um pouco. Nas ruas, a impressão é de que o número de coletivos é ainda menor.

Os empresários alegam que a frota não estaria maior porque os rodoviários realizaram bloqueios e piquetes nas garagens, descumprindo decisões liminares do Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região (TRT-6) e a Lei 7.783/89.

Pela manhã, o TRT-6 determinou o retorno de 60% da frota de ônibus na Região Metropolitana do Recife em horários de pico e de 40% nos demais períodos.

“A Urbana-PE alerta que é responsabilidade do Sindicato dos Rodoviários cumprir a decisão judicial e que o seu eventual descumprimento poderá acarretar a ilegalidade do movimento, a aplicação de multa ao sindicato, o desconto dos dias parados e a qualificação de crime de desobediência”, afirmou a entidade.

Os rodoviários, por sua vez, responsabilizam a força do movimento, que teve uma grande adesão da categoria. “A greve está forte e a categoria aderiu em massa. As empresas contrataram profissionais terceirizados para tirar os carros das garagens, mas o nosso movimento tem mais força e a greve continua”, afirmou Aldo Lima, presidente do Sindicato dos Rodoviários.

NOVA AUDIÊNCIA DE NEGOCIAÇÃO ENTRE RODOVIÁRIOS E EMPRESÁRIOS

GUGA MATOS/JC IMAGEM

Os rodoviários destacam a força do movimento, que teve uma grande adesão da categoria - GUGA MATOS/JC IMAGEM

As duas categorias sentam numa nova tentativa de negociação nesta quinta-feira (27/7), mais uma vez no Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região (TRT-6), às 8h. Na última conversa, na terça (25), não houve acordo.

Na reunião, a Urbana-PE apresentou uma contraproposta para os rodoviários de 3% de reajuste salarial, ticket de R$ 370 e gratificação pela dupla função no valor de R$ 150.

Os rodoviários não aceitaram e fizeram uma contraproposta para levar à categoria de 5% de reajuste, ticket de R$ 500 e gratificação de R$ 200. Mas os empresários não aceitaram.

A proposta inicial dos motoristas de ônibus era de aumento real de 10%, além da inflação, piso salarial para os setores administrativo e de manutenção, aumento do vale-refeição para R$ 600 e da cesta básica para R$ 400, entre outras reivindicações.

JUSTIÇA DETERMINOU FROTA DE 60% NOS HORÁRIOS DE PICO E MULTA DIÁRIA DE R$ 30 MIL

A determinação do retorno de 60% da frota de ônibus na Região Metropolitana do Recife em horários de pico e de 40% nos demais períodos foi para o Sindicato dos Rodoviários de Pernambuco.

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Segundo a Urbana-PE, o Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros, 52% dos ônibus (2.600 veículos) estariam circulando - GUGA MATOS/JC IMAGEM
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As duas categorias sentam numa nova tentativa de negociação nesta quinta-feira (27/7), mais uma vez no Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região (TRT-6), às 8h - GUGA MATOS/JC IMAGEM
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Movimentação na Av Conde da Boa Vista no início da noite de hoje - Greve - Ônibus - GUGA MATOS/JC IMAGEM

O descumprimento por parte da categoria prevê o pagamento de multa de R$ 30 mil por dia. A decisão do TRT-6 foi tomada após análise do pedido de julgamento do dissídio coletivo ajuizado pela Urbana-PE (Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros de Pernambuco).ajuizado pela Urbana-PE (Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros de Pernambuco).

Vale lembrar que o governo de Pernambuco já havia determinado o cumprimento da frota de ônibus em proporções semelhantes - 80% da frota no horário de pico e 50% no fora pico - e não foi atendido pela entidade.

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