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AEROPORTO DO RECIFE: religamento do sistema de orientação de POUSOS é adiado e VOOS seguem sendo DESVIADOS no Aeroporto Internacional do Recife

Nesta segunda-feira (14/8), o voo internacional Orlando (EUA)-Recife teve que ser desviado para Fortaleza (CE)

Roberta Soares
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Roberta Soares
Publicado em 14/08/2023 às 11:16 | Atualizado em 14/08/2023 às 11:29
GABRIEL FERREIRA/TV JORNAL
Os desvios e cancelamentos estão sendo provocados não só pelas chuvas, mas devido à desativação do ILS. O sistema auxilia os pilotos até obterem contato visual com a pista de pouso - FOTO: GABRIEL FERREIRA/TV JORNAL

O religamento do sistema de orientação de pousos dos aviões do Aeroporto Internacional do Recife foi adiado e, assim, voos continuam sendo desviados e cancelados quando chove forte. Por sorte, as chuvas diminuíram no Estado, mas na manhã desta segunda-feira (14/8), pelo menos um voo internacional teve que alternar - nome técnico dado ao desvio para outro aeroporto.

Foi o recém-lançado Recife-Orlando, da Azul, que retornava à capital e foi desviado para Fortaleza (CE). E antes, arremeteu duas vezes, deixando passageiros assustados, embora o movimento seja uma prática comum entre pilotos.

Sem o religamento do sistema de orientação de pousos - Sistema de Pousos por Instrumentos (no inglês, Instrument Landing System – ILS), os pilotos não conseguem descer quando não têm visualização da pista. O ILS é fundamental para orientar pilotos quando está chovendo e não há visibilidade da pista.

Assim como os cancelamentos, os desvios e a prática de arremeter o voo assustam e provocam transtornos para passageiros e custos para as companhias aéreas. Desde que as chuvas começaram, já são dezenas de voos impactados.

RELIGAMENTO DO SISTEMA DE ORIENTAÇÃO DE POUSO

Nos meses de junho e julho, no inverno forte e quando os desvios e cancelamentos ficaram mais frequentes no aeroporto, a Força Aérea Brasileira (FAB) informou que o projeto que previa o reposicionamento do equipamento estava sob análise do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA) .

AEROPORTO DO RECIFE desativa sistema de orientação de pousos e DESVIO DE VOOS poderá ser comum quando chove. Entenda

Havia uma expectativa, segundo pilotos e profissionais do setor, de que fosse religado, primeiro, em 29/7 e, posteriormente, 31/8, mas foi novamente adiado. O sistema está desligado, segundo Aena Brasil, administradora do terminal, desde 24 de maio.

POSICIONAMENTOS CONFUNDEM

GABRIEL FERREIRA/TV JORNAL
Voos seguem sendo desviados, atrasados e cancelados no Aeroporto Internacional do Recife devido ao desligamento do sistema ILS - GABRIEL FERREIRA/TV JORNAL

A FAB, entretanto, alegou que só recebeu o projeto básico para o reposicionamento do equipamento ILS no dia 27 de junho de 2023. A Aena Brasil, administradora do aeroporto, tinha informado anteriormente que a solicitação para religamento tinha sido realizada desde o dia 24.

“O Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA) informa que recebeu o projeto básico para o reposicionamento do equipamento ILS no dia 27 de junho de 2023 e que se encontra em análise pelos setores competentes”, informou a FAB.

Sobre o religamento, a FAB não deu prazos. Apenas disse que, após a análise e aprovação do projeto básico, será realizada uma vistoria no local para validar a área após as obras realizadas pela FAB.

ENTENDA O IMPACTO DO DESLIGAMENTO DO ILS

O sistema auxilia os pilotos até obterem contato visual com a pista de pouso. Esse contato visual só seria possível a partir dos 200 pés de altura (o equivalente a 61 metros de altura). Até chegar a esse patamar, só é possível realizar o procedimento de pouso com o ILS.

Sem conseguir realizar a aterrissagem em dias de chuva, já que não têm a orientação do equipamento, os pilotos precisam arremeter a aeronave e seguir para outros aeroportos da região - como tem acontecido quase diariamente quando chove. Principalmente com os voos que iriam aterrissar.

Para quem não sabe, arremeter é um procedimento no qual o piloto de uma aeronave retoma o voo depois de falhas no processo de pouso ou quando o piloto não tem referência visual da pista. A arremetida pode ocorrer ainda em voo, durante a reta final ou após a aeronave ter "tocado" a pista.

A Coluna Mobilidade ainda não teve retorno atualizado nem da FAB nem da Aena Brasil.

SISTEMA FOI DESATIVADO DEVIDO A OBRAS NO AEROPORTO

DIVULGAÇÃO
Da Azul, a partir do Recife, são dois voos semanais para Montevidéu, no Uruguai, dois voos para Fort Lauderdale, nos EUA, e, a partir deste sábado (24), dois voos semanais para Orlando, também nos EUA - DIVULGAÇÃO

O mais grave do processo é que, segundo a denúncia feita ao JC, a desativação do ILS pela Aena Brasi foi provocada pela interdição da cabeceira da pista que é mais utilizada no aeroporto para obras de ampliação do terminal.

Pilotos alegaram que essas obras de infraestrutura, embora importantes, poderiam ter sido antecipadas ou adiadas para um período de sol, quando o uso do ILS não fosse tão imprescindível.

Assim, pilotos afirmaram que, até o religamento do ILS, qualquer chuva que diminua a visibilidade da pista deixará as aeronaves em espera ou fará com que sejam redirecionadas para outros aeroportos. O que tem acontecido na prática.

RISCOS E CONSEQUÊNCIAS DA DESATIVAÇÃO DO SISTEMA DE POUSO

Antes que as pessoas se assustem ou se preocupem com a notícia, as consequências da desativação do ILS no Aeroporto Internacional do Recife são mais econômicas do que de segurança. É claro que, ser comunicado pelo piloto que a aeronave não poderá aterrissar no aeroporto de destino ou sentir o avião arremeter em voo, não são situações agradáveis e que, muitas vezes, provocam pânico nos passageiros.

Mas os pilotos que fizeram a denúncia ao JC foram enfáticos em destacar que o risco é pequeno. O que pesa mesmo é o custo operacional das companhias aéreas de desviar voos e o transtorno financeiro para passageiros que descem em aeroportos diferentes do destino da viagem.

ENTENDA O QUE É E COMO FUNCIONA O ILS

O ILS (Instrument Landing System), que em português significa Sistema de Pouso por Instrumento, é um dispositivo que fornece ao piloto duas informações essenciais: o eixo da pista e a trajetória ideal de planeio.

No Brasil não existem aparelhos ILS de terceira geração. O nível abaixo, o ILS-2, está presente em apenas três aeroportos, segundo a Aeronáutica do Brasil: Guarulhos (SP), Galeão (RJ) e Curitiba (PR). Os demais aeroportos de grande porte, entre eles o Aeroporto Internacional do Recife, ainda têm o ILS-1.

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O Sistema de Pouso por Instrumento funciona da seguinte forma: em terra, são colocados dois transmissores em posições estratégicas em relação à pista. Um dos transmissores (localizer) fornece um sinal-guia de aproximação ao longo da linha central da pista. Enquanto o outro transmissor fornece um sinal do trajeto de descida.

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