MOBILIDADE URBANA

METRÔ do RECIFE volta a operar integralmente nesta segunda-feira

Mesmo sem garantias reais de reajuste e fim da intenção de privatizar o metrô, metroviários aprovaram a suspensão da greve

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Roberta Soares

Publicado em 27/08/2023 às 20:00
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O Metrô do Recife volta a operar total e integralmente a partir desta segunda-feira (28/8) para alívio dos quase 200 mil passageiros que dependem do sistema diariamente na Região Metropolitana do Recife.

Mesmo sem garantias reais de que vão conseguir ver a última proposta do acordo coletivo de trabalho - reduzida em vários pontos ao longo da campanha - ser atendida pelo governo federal, os metroviários decidiram suspender o movimento de 25 dias completados no domingo (27).

Vão permanecer em estado de greve até o dia 5 de setembro, quando esperam ter uma resposta definitiva sobre a proposta apresentada à Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) e realizam uma assembleia.

"Manteremos o estado de greve e teremos nova assembleia em 5 de setembro para avaliar a resposta da CBTU. A diligência do Senado e Câmara Federal, juntamente com a comitiva de parlamentares pernambucanos que inspecionou as condições do Metrô do Recife, garantiu a recuperação do sistema e é uma vitória da nossa greve por tempo indeterminado”, afirmou o presidente do Sindicato dos Metroviários de Pernambuco (Sindmetro-PE), Luiz Soares.

Assim, as Linhas Centro, Sul e Diesel (VLT) voltam à operação em 100%. As dificuldades de infraestrutura do metrô, entretanto, continuam e, por isso, a operação segue como antes: são apenas 17 trens operando nos horários de pico e 13 no fora pico nas Linhas Centro e Sul. Assim, os intervalos seguem longos, de sete a 15 minutos.

Desde o dia 18 deste mês e até o domingo (28), o funcionamento das estações estava sendo realizado apenas nos horários de pico da manhã e noite (das 5h30 às 8h30 e das 17h às 20h).

METROVIÁRIOS ENXERGAM VITÓRIA MESMO SEM GARANTIAS

André Monteiro/ Tempus Comunicação
Greve dos metroviários durou quase um mês após duas paralisações de 24h e 48h - André Monteiro/ Tempus Comunicação

O entendimento dos metroviários é de que, mesmo sem uma resposta oficial da CBTU sobre o Acordo Coletivo de Trabalho 2023/2025 - que se esperava ter sido dada na sexta (25), antes da assembleia que votou o fim da greve - houve uma vitória porque o governo federal vai recuperar o sistema e, não, privatizá-lo.

Pelo menos é o posicionamento oficial do Sindmetro-PE. Na última assembleia, a suspensão do movimento foi aprovada por 112 votos contra 62 contrários.

Confira a última proposta aprovada pela categoria e apresentada ao governo federal:

- IPCA de 3,45% para toda a categoria;
- Piso salarial distribuído em 5 níveis (quem está do nível 110 pra baixo, recebe 5 níveis. Quem está do 111 para cima recebe o que faltar para chegar até 115);
- Garantia de ACE (Acordo Coletivo de Estabilidade) em caso de privatização ou extinção
- Garantia do Dia do Metroviário;
- Garantia redução da jornada de trabalho para quem tem filho com deficiência, sem a redução do salário;
- Revisão ao estudo do PES para ser apresentada a criação da comissão de estudos em menos de 20 dias.

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Vão permanecer em estado de greve até o dia 5 de setembro, quando esperam ter uma resposta definitiva sobre a proposta apresentada à Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) e realizam uma assembleia - DIVULGAÇÃO

De fato, o Metrô do Recife foi incluído no Novo PAC (Plano de Aceleração do Crescimento) do governo Lula e tem carimbado R$ 4 milhões para a realização de um estudo de requalificação. Serão necessários entre nove e 12 meses para conclusão, o que adiaria qualquer possível decisão sobre a privatização.

Enquanto isso, a expectativa é de que a pressão e sensibilização políticas consigam convencer o governo federal a liberar recursos para o custeio da operação - hoje o metrô tem um déficit anual de custeio de R$ 300 milhões e vem sobrevivendo com 30% do que precisa para a operação básica.

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