MOBILIDADE ATIVA

PEDESTRES: Recife lança programa de iluminação para pedestres e, não, focada nos veículos

Mobilidade ativa será protagonista com postes de iluminação mais baixos e voltados para as calçadas e passeios públicos

Imagem do autor
Cadastrado por

Roberta Soares

Publicado em 01/09/2023 às 15:45 | Atualizado em 01/09/2023 às 15:48
Notícia
X

A Prefeitura do Recife lançou nesta sexta-feira (1º/9) o Programa Ilumina Pedestre, que pretende virar referência na iluminação de vias públicas voltada para o pedestre e, não, para os veículos que trafegam pelas ruas e avenidas. Para que isso seja possível, os postes de iluminação são diferenciados e, principalmente, mais baixos, focados nas calçadas. É a mobilidade ativa ganhando prioridade.

E, o que é melhor no projeto: o Ilumina Pedestre está sendo implantado nos grandes corredores viários que, por serem utilizados pelo transporte público, recebem uma alta demanda de pedestres. Esses corredores receberão postes exclusivos chamados de “girafa” , além da implantação de luminárias nos postes já existentes. Os dois modelos, garante a prefeitura, são voltados para as calçadas e passeios públicos.

CONFIRA o especial multimídia #PeloCaminhar

Serão investidos aproximadamente 100 milhões no projeto, que será implantado em oito corredores viários. “Nossa cidade precisa olhar para o pedestre e cuidar dele não só na calçada, mas também na questão da iluminação. Se observarem, a maioria das iluminações ficam voltadas para as pistas e não para os pedestres. Agora, estamos colocando postes e luminárias específicos para os pedestres, a exemplo aqui da Agamenon. Já instalamos mais de 400 pontos como esse, e vamos levar para a cidade inteira, priorizando locais de grande circulação, como o entorno de universidades, escolas e grandes praças”, afirmou o prefeito João Campos.

AVENIDA AGAMENON MAGALHÃES É O PRIMEIRO CORREDOR DO PROJETO

Edson Holanda/Prefeitura do Recife
O primeiro corredor da capital a receber ações do Ilumina Pedestre está sendo a Avenida Agamenon Magalhães, um dos mais importantes corredores viários da cidade - Edson Holanda/Prefeitura do Recife
Edson Holanda/Prefeitura do Recife
O primeiro corredor da capital a receber ações do Ilumina Pedestre está sendo a Avenida Agamenon Magalhães, um dos mais importantes corredores viários da cidade - Edson Holanda/Prefeitura do Recife

O primeiro corredor da capital a receber ações do Ilumina Pedestre está sendo a Avenida Agamenon Magalhães, um dos mais importantes corredores viários da cidade. A primeira etapa do projeto foi inaugurada pelo prefeito João Campos (PSB) nesta quinta-feira (31/8). O investimento na Agamenon e em vias do entorno será de R$ 12,6 milhões. Segundo a PCR, serão instalados mais de 2 mil pontos de iluminação pública direcionados às calçadas, em 15 localidades do entorno da Agamenon.

A primeira parte do Ilumina Pedestre, que compreende a área central do Recife, tem previsão de término até junho de 2024 e vai beneficiar um trecho de mais de 36 quilômetros de calçadas nas seguintes vias: Rua do Hospício, Avenida Guararapes, Avenida Dr. Jayme da Fonte, Rua dos Coelhos, Rua de Santa Cruz, Avenida Cruz Cabugá, Rua do Sol e Rua Floriano Peixoto.

Até o momento, garante a PCR, já teriam sido instaladas 401 luminárias destinadas à iluminação das calçadas, das quais 136 estão alocadas nos postes tipo girafa.

Os outros eixos ficam nas Zonas Norte e Sul da cidade, além de polos educacionais. Também serão beneficiados corredores na Cohab, Zonas Oeste e Sudoeste, somando quase 24 mil pontos de iluminação. A prefeitura, entretanto, não relacionou quais são os corredores viários beneficiados.

Tags

Autor