Os pedestres ganharam mais segurança para circular no Segundo Jardim de Boa Viagem, uma das áreas mais movimentadas devido aos bares, restaurantes e cafés do principal bairro da Zona Sul do Recife. A Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU) implantou mais uma área de trânsito calmo com o uso do urbanismo tático, ferramenta que, com tintas, amplia o espaço seguro de pedestres.
A área tem quase 400 metros quadrados exclusivamente dedicados a quem caminha. Também ganhou oito novas faixas de travessia. Além de dar segurança aos pedestres, a intervenção ajudou a ordenar a circulação dos veículos, já que na área existe um trecho de sentido duplo que muitas vezes confunde condutores que entram na via local do Segundo Jardim a partir da Avenida Boa Viagem.
ENTENDA A MUDANÇA NO SEGUNDO JARDIM DE BOA VIAGEM
As áreas de urbanismo tático foram implantadas na via local da Avenida Boa Viagem - que passa por trás do Segundo Jardim -, nos cruzamentos com as Ruas Júlio Pires, Artur Muniz e Phaelante da Câmara.
Confira o especial multimídia #PELOCAMINHAR
Para isso, foram readequadas áreas de estacionamento, criando assim mais espaço para a circulação das pessoas. O local é conhecido pela desordem promovida por motoristas que estacionam e fazem paradas irregulares, principalmente à noite.
“O objetivo da medida é salvar vidas, garantindo maior segurança para os pedestres, que são os atores mais frágeis no trânsito, além de uma circulação mais tranquila para todos, incluindo os veículos”, explica o gerente geral de mobilidade humana da CTTU, Antônio Henrique.
ÁREAS DE TRÂNSITO CALMO SALVAM VIDAS
Os espaços de trânsito calmo têm ajudado a reduzir os sinistros de trânsito e a mudar a prioridade da circulação viária no Recife. Números da CTTU apontam que, desde 2019, a capital implantou 44 áreas de urbanismo tático - quase a metade a partir de 2021.
São exemplos positivos a Rua da Palma, no bairro de Santo Antônio, no Centro; o Largo Dom Luiz e Burity, em Casa Amarela, na Zona Norte. Os projetos de redesenhos de vias da CTTU são realizados em parceria com a GDCI, organização de referência em mobilidade urbana e parceira da Iniciativa Bloomberg de Segurança Viária Global (BIRGS).
As ações fazem parte da celebração do Maio Amarelo, movimento internacional com o objetivo de chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortes e feridos no trânsito em todo o mundo.