DIA MUNDIAL SEM CARRO

DIA MUNDIAL SEM CARRO: 42% dos funcionários usam o transporte público e 15% pedalam e caminham. Veja em qual empresa

Ter quase metade dos funcionários se deslocando de ônibus ou metrô é um dado estimulante e que evidencia a importância de ampliar e qualificar o sistema de transporte público

Imagem do autor
Cadastrado por

Roberta Soares

Publicado em 21/09/2023 às 17:19 | Atualizado em 21/09/2023 às 17:21
Notícia
X

O Dia Mundial Sem Carro, comemorado nesta sexta-feira, 22 de setembro, foi escolhido pelo Grupo JCPM para divulgar uma pesquisa sobre as formas de deslocamento de seus colaboradores ao trabalho. E o resultado foi estimulante sob a ótica da mobilidade sustentável: 42% dos funcionários entrevistados utilizam transporte público e 15% fazem o trajeto de bicicleta ou caminhando, ou seja, sem emissão de Gases de Efeito Estufa (GEE).

A opção pelo transporte individual motorizado, entretanto, ainda é alto, com 26% dos pesquisados usando o carro e 17% as motocicletas. Mas é um uso bem menor do que o do transporte público. Já a distância média percorrida pelos colaboradores no descolamento é de 11,3 km.

A amostra foi feita com 584 formulários respondidos e o mapeamento de três unidades do Grupo: sede administrativa da holding; RioMar Recife e RioMar Aracaju. Os dados irão compor o Inventário de Carbono do JCPM, um levantamento que calcula as emissões de GEE provenientes de atividades diretas e indiretas do negócio, para que a partir do levantamento sejam estabelecidos protocolos e planos de ação com foco na conscientização, mitigação e compensação ambiental.

Confira a série de reportagens Mutilados - As verdadeiras vítimas do trânsito

RECIFE LIDERA DESLOCAMENTOS COM CARBONO ZERO

Thays Martins/JCPM
Mayara Guimarães, colaboradora do Grupo JCPM que usa a bicicleta para se deslocar diariamente - Thays Martins/JCPM
Thays Martins/JCPM
Mayara Guimarães, colaboradora do Grupo JCPM que usa a bicicleta para se deslocar diariamente - Thays Martins/JCPM

Entre as unidades pesquisadas, a que registrou o maior índice de pessoas que se locomovem sem emissão de GEE foi o RioMar Recife, onde 21% dos colaboradores declaram ir e voltar do trabalho a pé ou de bicicleta.

É o caso da analista de Meio Ambiente do shopping, Mayara Guimarães, de 27 anos, que mora próximo ao aeroporto e faz seu trajeto diário na ida e na volta do trabalho, somando cerca de 15 quilômetros, preferencialmente pedalando. “Com o hábito, uno bem-estar, prática de exercício físico e preservação ambiental”, afirmou Mayara Guimarães.

“Meu meio de transporte é movido a cuscuz, combustível para pedalar”, brinca, completando com um assunto sério: “Temos uma cultura que valoriza o carro e o transporte individual, mas precisamos priorizar a bicicleta e os modais públicos como a solução para melhorar a qualidade de vida nas cidades, com menos poluição, inclusive sonora”.

Para Mayara, essa locomoção só é possível diante da estrutura adequada oferecida no mall, com um local seguro para deixar a bicicleta e para tomar banho antes de iniciar o expediente. Todas as unidades de negócio do Grupo JCPM dispõem de bicicletário e vestiário.

MELHORES PRÁTICAS AMBIENTAIS SERÃO REPLICADAS

Segundo a gerente de Sustentabilidade do JCPM, Thayara Paschoal, a partir do levantamento da pegada de carbono das três unidades de negócio, as melhores práticas serão replicadas para todos os empreendimentos do Grupo, em todos os estados onde atua no Nordeste.

“Consciente de seus impactos e compromissados com um futuro mais sustentável, o Grupo JCPM realiza o Inventário de Carbono por adesão voluntária, alinhado com sua Matriz de Materialidade, que elenca mudanças climáticas e impactos ambientais como um dos quatro temas prioritários para nossa atuação”, explicou.

Tags

Autor