DIA MUNDIAL SEM CARRO: Metrô distribui passagens de graça para motoristas
São 2 mil passagens gratuitas para incentivar o transporte metroviário
No Dia Mundial Sem Carro, comemorado nesta sexta-feira (22/9) como alerta à sociedade sobre o uso excessivo de veículos motorizados para as cidades e o planeta, uma ação real de estímulo ao transporte público coletivo foi realizada pelo MetrôRio, sistema sobre trilhos que atende à capital carioca.
Indo além das campanhas e mensagens fofas, mas que na prática mudam pouca coisa, o MetrôRio decidiu doar passagens de metrô gratuitamente para motoristas de carros, abordados em pleno horário de rush nas ruas do Rio de Janeiro.
Com bandeiras e roupas que lembram as equipes do pit stop da Fórmula 1, promotores da campanha distribuíram 2 mil passagens gratuitas para o metrô e, assim, buscam estimular os motoristas a usar o sistema sobre trilhos.
Além de garantir o embarque no MetrôRio, o voucher é um papel germinável com sementes de manjericão e pimenta que podem ser plantadas. A ação aconteceu na Rua Mario Ribeiro, na altura do número 200, no Leblon, Zona Sul, das 7h às 10h, e se repetirá das 16h30 às 19h30.
TRANSPORTE SOBRE TRILHOS COMO SOLUÇÃO PARA A MOBILIDADE SUSTENTÁVEL
“Com o avanço das pautas sobre sustentabilidade, a data tornou-se um importante movimento para conscientizar as pessoas sobre os efeitos causados pelo uso irrestrito do carro particular, a exemplo do aumento da poluição, do gasto de combustíveis e matérias-primas, além de congestionamentos. O sistema metroviário é uma alternativa que contribui para o meio ambiente e a mobilidade urbana, uma vez que, o modal utiliza energia renovável, emite menos poluentes e permite a retirada de milhares de automóveis das ruas todos os dias", destacou Guilherme Ramalho, presidente do MetrôRio.
O endereço da ação no Leblon foi escolhido por se tratar de um local de grande movimentação de carros e com alto índice de congestionamento. Além da iniciativa, a concessionária realizou a campanha institucional de conscientização sobre o tema em todo o sistema metroviário, com o slogan “Quem vai de metrô contribui para o mundo chegar mais longe”.
Em 2022, por exemplo, o MetrôRio transportou 170 milhões de passageiros, o que significa dizer que, pelos cálculos da concessionária, foi evitado o lançamento de mais de 57 mil toneladas de gás carbônico na atmosfera. Assim, a empresa diz estar cada vez mais verde e alinhada aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), estabelecidos pela Organização das Nações Unidas (ONU), e contribuindo para a redução de Gases de Efeito Estufa (GEE).
O transporte sobre trilhos consegue retirar diariamente centenas de veículos das ruas contribuindo de forma significativa para a diminuição de congestionamentos na cidade, além da redução do efeito estufa e do aquecimento global. Cada composição da concessionária é capaz de comportar 1.800 clientes, reduzindo a circulação de cerca de 900 carros (com duas pessoas).
CAMPANHA NACIONAL PELA VALORIZAÇÃO DO TRANSPORTE SOBRE TRILHOS
Nacionalmente, a importância do transporte sobre trilhos para a mobilidade urbana e a crise climática mundial também foi lembrada no Dia Mundial sem Carro por uma campanha da Associação Nacional dos Transportadores de Passageiros sobre Trilhos (ANPTrilhos).
Um vídeo que apresenta os benefícios do transporte metroferroviário de passageiros para a população e as cidades foi produzido e ganhou as redes sociais. Nele, é destacado que o transporte metroferroviário está transformando as cidades e contribuindo para o futuro.
CONFIRA a campanha:
Levantamento realizado pela ANPTrilhos mostra que o uso do transporte urbano de passageiros sobre trilhos, em 2022, retornou à sociedade brasileira mais de R$ 30 bilhões, em termos sociais, econômicos e de qualidade de vida.
“Reduzir o volume de veículos automotores nas regiões centrais e investir em mobilidade urbana estruturante para atender aos deslocamentos das pessoas são medidas importantes para a transformação das cidades, tornando os ambientes mais agradáveis para viver. Dotar as cidades de uma rede integrada e eficiente de transporte, onde os modos de deslocamento se complementam, permitirá a redução dos congestionamentos e emissões de partículas na atmosfera, proporcionando mais qualidade de vida”, defende a Diretora Executiva da ANPTrilhos, Roberta Marchesi.