TRANSPORTE PÚBLICO

BRT: obras do novo corredor do BRT Sorocaba avançam no interior de São Paulo

A previsão é de que o novo corredor entre em operação a partir de janeiro de 2024

Imagem do autor
Cadastrado por

Roberta Soares

Publicado em 25/09/2023 às 8:00 | Atualizado em 26/09/2023 às 19:04
Notícia
X

As obras do Corredor Estrutural Oeste, terceiro e último trecho do sistema BRT (Bus Rapid Transit) Sorocaba, seguem avançando no interior de São Paulo. Para quem não sabe, o BRT Sorocaba é a primeira Parceria Público Privada (PPP) de BRT do Brasil e tem DNA pernambucano - sendo operado pelo Grupo MobiBrasil, que também opera o transporte público da Região Metropolitana do Recife. A previsão é de que o novo corredor entre em operação a partir de janeiro de 2024.

As obras do terceiro corredor já foram concluídas em diversos pontos das Avenidas Armando Pannunzio, General Carneiro e Américo Figueiredo. Os trabalhos, segundo a empresa BRT Sorocaba, estão sendo executados por trechos com o objetivo de minimizar o impacto na circulação das vias e entorno das obras, já que a construção está sendo realizada em várias frentes simultaneamente.

A cada etapa realizada, uma nova frente de trabalho é aberta. As intervenções estão a cargo da empresa BRT Sorocaba, sob o gerenciamento da Urbes – Trânsito e Transportes, empresa pública ligada à Prefeitura de Sorocaba.

ENTENDA A OBRA DO TERCEIRO CORREDOR DO BRT SOROCABA

Na Avenida Armando Pannunzio, novos abrigos e totens já foram instalados no sentido centro-subúrbio. Agora, as calçadas estão sendo padronizadas. As equipes também estão concentradas na renovação do mobiliário urbano da mesma avenida, no sentido contrário.

DIVULGAÇÃO
Corredor Estrutural Oeste, terceiro e último trecho do sistema BRT (Bus Rapid Transit) Sorocaba, está quase pronto - DIVULGAÇÃO
DIVULGAÇÃO
Corredor Estrutural Oeste, terceiro e último trecho do sistema BRT (Bus Rapid Transit) Sorocaba, está quase pronto - DIVULGAÇÃO

No binário (quando duas vias paralelas têm sentido de tráfego contrário) da Américo Figueiredo, assim como na General Carneiro, as calçadas e paradas já estão em fase final de construção. Ainda no binário, está sendo feita a aplicação de pavimento rígido (concreto) nos pontos de parada, reforçado para o embarque e desembarque dos passageiros.

Na região do Jardim Ipiranga, os esforços estão concentrados na construção do terminal, que segue bem avançada. A cobertura já está pronta e o assentamento de guias, a execução de calçadas e a concretagem da plataforma estão em andamento.

Confira a série de reportagens A Morte do BRT

Na outra ponta da Zona Oeste, está a estação de integração, no Jardim Tatiana, que já avança em fase de acabamento, com a instalação das estruturas para, depois, receber a nova pavimentação, mobiliário e paisagismo.

AS MUDANÇAS PROMOVIDAS PELO BRT SOROCABA

DIVULGAÇÃO
Corredor Estrutural Oeste, terceiro e último trecho do sistema BRT (Bus Rapid Transit) Sorocaba, está quase pronto - DIVULGAÇÃO
DIVULGAÇÃO
Corredor Estrutural Oeste, terceiro e último trecho do sistema BRT (Bus Rapid Transit) Sorocaba, está quase pronto - DIVULGAÇÃO

O sistema BRT Sorocaba transporta 53 mil passageiros por dia, atendidos por ônibus modernos e equipados com wi-fi, tomadas USB, ar-condicionado e câmeras. Com a entrada em funcionamento do Corredor Estrutural Oeste, em janeiro, serão mais 47 novos ônibus e mais 45 mil sorocabanos atendidos, todos os dias.

O Corredor Estrutural Oeste possui uma extensão de 18,8 quilômetros e compreende as Avenidas General Carneiro e Armando Pannunzio, com ligação pelas Ruas Américo Figueiredo e Benedito Ferreira Teles, até o Terminal Ipiranga. O novo corredor concluirá o eixo Leste-Oeste da operação e, assim, completando todos os oito corredores estruturais do sistema BRT em Sorocaba.

Tags

Autor