BRT: obras do novo corredor do BRT Sorocaba avançam no interior de São Paulo
A previsão é de que o novo corredor entre em operação a partir de janeiro de 2024
As obras do Corredor Estrutural Oeste, terceiro e último trecho do sistema BRT (Bus Rapid Transit) Sorocaba, seguem avançando no interior de São Paulo. Para quem não sabe, o BRT Sorocaba é a primeira Parceria Público Privada (PPP) de BRT do Brasil e tem DNA pernambucano - sendo operado pelo Grupo MobiBrasil, que também opera o transporte público da Região Metropolitana do Recife. A previsão é de que o novo corredor entre em operação a partir de janeiro de 2024.
As obras do terceiro corredor já foram concluídas em diversos pontos das Avenidas Armando Pannunzio, General Carneiro e Américo Figueiredo. Os trabalhos, segundo a empresa BRT Sorocaba, estão sendo executados por trechos com o objetivo de minimizar o impacto na circulação das vias e entorno das obras, já que a construção está sendo realizada em várias frentes simultaneamente.
A cada etapa realizada, uma nova frente de trabalho é aberta. As intervenções estão a cargo da empresa BRT Sorocaba, sob o gerenciamento da Urbes – Trânsito e Transportes, empresa pública ligada à Prefeitura de Sorocaba.
ENTENDA A OBRA DO TERCEIRO CORREDOR DO BRT SOROCABA
Na Avenida Armando Pannunzio, novos abrigos e totens já foram instalados no sentido centro-subúrbio. Agora, as calçadas estão sendo padronizadas. As equipes também estão concentradas na renovação do mobiliário urbano da mesma avenida, no sentido contrário.
No binário (quando duas vias paralelas têm sentido de tráfego contrário) da Américo Figueiredo, assim como na General Carneiro, as calçadas e paradas já estão em fase final de construção. Ainda no binário, está sendo feita a aplicação de pavimento rígido (concreto) nos pontos de parada, reforçado para o embarque e desembarque dos passageiros.
Na região do Jardim Ipiranga, os esforços estão concentrados na construção do terminal, que segue bem avançada. A cobertura já está pronta e o assentamento de guias, a execução de calçadas e a concretagem da plataforma estão em andamento.
Confira a série de reportagens A Morte do BRT
Na outra ponta da Zona Oeste, está a estação de integração, no Jardim Tatiana, que já avança em fase de acabamento, com a instalação das estruturas para, depois, receber a nova pavimentação, mobiliário e paisagismo.
AS MUDANÇAS PROMOVIDAS PELO BRT SOROCABA
O sistema BRT Sorocaba transporta 53 mil passageiros por dia, atendidos por ônibus modernos e equipados com wi-fi, tomadas USB, ar-condicionado e câmeras. Com a entrada em funcionamento do Corredor Estrutural Oeste, em janeiro, serão mais 47 novos ônibus e mais 45 mil sorocabanos atendidos, todos os dias.
O Corredor Estrutural Oeste possui uma extensão de 18,8 quilômetros e compreende as Avenidas General Carneiro e Armando Pannunzio, com ligação pelas Ruas Américo Figueiredo e Benedito Ferreira Teles, até o Terminal Ipiranga. O novo corredor concluirá o eixo Leste-Oeste da operação e, assim, completando todos os oito corredores estruturais do sistema BRT em Sorocaba.