Sistema BRT Sorocaba, mesmo com a crise do transporte público, chega a três anos de operação com aprovação acima de 80%
Sistema é a primeira PPP do transporte público brasileiro e vai na contramão das perdas acumuladas pelo setor
O sistema BRT Sorocaba, a primeira Parceria Público Privada (PPP) de BRT do Brasil, na qual a concessionária responde pela construção e operação do corredor, completou três anos de atividades nesta quarta-feira (30/8), no interior de São Paulo. E, pelo terceiro ano consecutivo, o sistema manteve a satisfação do passageiro acima de 80% no quesito rapidez nas viagens.
A constatação foi feita em mais uma edição da pesquisa Sensor, realizada pela Associação Nacional de Transportes Públicos (ANTP) em parceria com o Cittamobi. A pesquisa mensurou a opinião de mais de 700 passageiros que avaliaram a qualidade dos serviços.
O tempo de viagem, fundamental para quem usa o transporte coletivo, obteve avaliação de 82,32% como ótimo/bom. Atualmente, o BRT Sorocaba opera 11 linhas e realiza 1.468 viagens por dia.
A pesquisa mensurou a opinião dos sorocabanos em quesitos de segurança, rapidez, conforto, melhoria nos deslocamentos e visão geral da operação. Para participar da pesquisa, o passageiro foi convidado a dar sua opinião respondendo uma enquete eletrônica que podia ser acessada via aplicativo Cittamobi (plataforma que concentra a base de dados de passageiros da cidade) ou por QR Code disponível em cartazes nos terminais, estações, pontos de parada e nos ônibus do BRT.
DADOS POSITIVOS POR TRÊS ANOS CONSECUTIVOS
Quando questionados sobre a segurança do sistema, 87,24% avaliaram como ótimo/bom. Esse número segue alinhado aos anos de 2022 e 2021 que também obtiveram valores acima de 86% e confirmam a importância da segurança para que o passageiro utilize cada vez mais o transporte coletivo.
“Quem utiliza o ônibus deseja ter deslocamentos rápidos, seguros e com previsibilidade. Esses são critérios fundamentais de um sistema BRT e trabalhamos para que eles sejam cumpridos ao máximo possível. Ter o retorno do passageiro é como se fosse um termômetro para avaliarmos que os esforços realizados geram benefícios. O nosso objetivo é servir com qualidade e ter o passageiro sempre conosco”, destaca Renato Andere, presidente da BRT Sorocaba.
- ÔNIBUS: BRT do Rio de Janeiro recebe investimentos de quase R$ 2 bilhões do governo federal para renovação e ampliação
- VÍDEO: ESTAÇÕES DE BRT ganham novas portas para impedir INVASÕES. Confira como funciona
- NOVOS ÔNIBUS: transporte público do GRANDE RECIFE ganha novos ÔNIBUS e substitui BRTs. Entenda
- Obra de VLT para Copa do Mundo será desfeita para CONSTRUÇÃO de BRT; GASTOS consumidos impressionam
No item conforto, 76,93% consideraram ótimo/bom. A população tem acesso a veículos super articulados e padron com ar-condicionado, tomadas USB e internet gratuita. Essa foi uma das maiores transformações que aconteceram na estrutura local, e hoje, essa é uma realidade já integrada à rotina do sorocabano.
De acordo com Cláudio Frederico, vice-presidente da ANTP, os números gerais do BRT são muito positivos e a experiência do passageiro é satisfatória. “A opinião dos pesquisados revela o quanto o sistema tem conseguido executar um serviço de qualidade e que atende à demanda. Pela experiência que temos, notamos que a partir de agora, o BRT entra na fase de maturidade. Isso significa que muitas coisas que eram uma novidade se tornam normais para o passageiro. Um exemplo, é o percentual sobre o conforto. O passageiro já está acostumado com ônibus novos e tecnológicos. Isso já faz parte do dia-a-dia”, explica.
TRANSPORTE PÚBLICO: na contramão do setor, BRT vê demanda de PASSAGEIROS crescer em 2022. Veja onde
Para o tempo de espera, 65,46% avaliaram como ótimo/bom. E, sobre a melhoria dos deslocamentos, 67,27% afirmaram como ótimo/bom. Ou seja, com a chegada do sistema BRT, a população consegue perceber ganhos quando precisa se movimentar pela cidade.
Na avaliação geral, 71,36% disseram que o sistema é ótimo/bom. Os impactos positivos da mobilidade quando um sistema funciona é confirmado pela opinião de quem usa.
BRT SOROCABA TEM DNA PERNAMBUCANO
Para quem não sabe, o BRT Sorocaba tem DNA pernambucano, tendo o Grupo MobiBrasil, que atua no transporte por ônibus na Região Metropolitana do Recife, como um dos operadores.
O BRT Sorocaba surgiu através da união da MobiBrasil com a CS Brasil), empresa do grupo JSL, que engloba todos os serviços prestados a órgãos públicos.
CONCURSO DE FOTOGRAFIA PARA PREMIAR PASSAGEIROS
Para comemorar os três anos do BRT Sorocaba, foi lançado o concurso fotográfico “Minha cidade, pela janela do meu BRT”, que premiará as três melhores imagens. O concurso é uma parceria com a Prefeitura de Sorocaba e a Urbes - Trânsito e Transportes.
- A morte do BRT: financiamento do transporte público é responsabilidade de todos
- A morte do BRT: cenário nacional ainda é positivo, apesar dos desafios
- A morte do BRT: a tentativa de ressurgimento
- A morte do BRT: aposta na gestão privada é a esperança do sistema em Pernambuco
- A morte do BRT: destruição chega ao limite em Pernambuco
O concurso começou no dia 30 de agosto e segue até o dia 30 de setembro. As três melhores fotografias serão anunciadas nas redes sociais do BRT e da Prefeitura de Sorocaba e seus autores ganharão os seguintes prêmios: 1° lugar: um smartphone e 30 dias de passagens gratuitas/duas por dia; 2° lugar: um relógio digital e 20 dias de passagens gratuitas/duas por dia; e 3° lugar: um fone de ouvido e 10 dias de passagens gratuitas/duas por dia.
Para participar, o passageiro precisa tirar uma fotografia da janela do BRT, mostrando o que ele enxerga de mais bonito ou interessante das ruas de Sorocaba.
É importante destacar que a imagem não precisa aparecer nada do ônibus, mas é necessário que tenha o ângulo que reproduza uma visão da janela para fortalecer a perspectiva do olhar de quem utiliza o ônibus.
Após fazer o registro, o candidato deve enviar a foto para o e-mail: minhacidade@brtsorocaba.com.br, informando o nome completo, endereço, CPF, número de celular e a frase: “Autorizo a BRT Sorocaba e a Prefeitura a divulgar a minha foto nas redes sociais e também em meios de comunicação digitais e impressos”.
A OPERAÇÃO DO BRT SOROCABA
Em agosto de 2020, a Concessionária BRT Sorocaba inaugurou o eixo Norte-Sul formado pelo Corredor Itavuvu, o Terminal Vitória Régia, os corredores estruturais General Osório e áreas central e sul, ofertando para a população 68 pontos de acesso para embarque no BRT e uma frota de 43 veículos novos.
Com a ativação desse trecho, foi criada a linha D200, que trouxe mais rapidez entre as zonas Norte e Sul. Uma viagem do bairro Vitória Régia ao Campolim, que durava 80 minutos, caiu para 55. Uma redução de 25 minutos de trajeto. No ano seguinte, o segundo eixo, composto pelo Corredor Ipanema e o Terminal São Bento, foram entregues e mais novos veículos passaram a circular na cidade.
A terceira e última etapa do projeto BRT Sorocaba, localizada na região Oeste, está em fase de implantação e, dentro de 12 meses, será finalizada. Desta forma, conclui-se esta, que é a primeira concessão precedida de obra no segmento de pneus. Um projeto inovador e único no Brasil.
Atualmente, a frota é de 77 veículos e transporta 53 mil passageiros por dia. Estima-se que o número de passageiros aumente em 30% com a operação do trecho Oeste.