PONTE AREIAS-IMBIRIBEIRA começa a ser construída no Recife
Equipamento vai permitir a ligação direta entre as Zonas Sul e Oeste da capital pernambucana, desafogando corredores viários problemáticos como as Avenidas Mascarenhas de Morais e Recife
A Prefeitura do Recife iniciou nesta terça-feira (3/10) a construção da Ponte Areias-Imbiribeira, que vai interligar os dois bairros, conectando as Zonas Sul e Oeste da capital sobre o Rio Tejipió. O equipamento terá 335 metros de comprimento e um custo de R$ 91 milhões.
Permitirá uma ligação direta entre as Avenidas Mascarenhas de Morais e Recife, dois dos principais corredores viários mais congestionados da cidade. O prazo de execução da obra é de três anos.
A nova ponte vai promover o acesso e a requalificação num trecho de 2,3 quilômetros de vias, beneficiando motoristas, passageiros do transporte público, ciclistas e pedestres, segundo promete a prefeitura.
Para isso, além da construção da passagem, as Avenidas Tapajós e Engenheiro Alves de Souza, serão alargadas. A nova ponte foi batizada de Júlia Santiago, numa homenagem à primeira vereadora do Recife, eleita em 1947.
“Estamos realizando um sonho que existe há mais de 40 anos. A ponte Júlia Santiago vai garantir que pessoas possam transitar de um lado ao outro do Rio Tejipió de forma muito mais rápida, o que também vai ajudar a desafogar um ponto crítico de trânsito da cidade”, afirmou o prefeito João Campos durante a assinatura da ordem de serviço para início da obra.
A Prefeitura do Recife garante que a Ponte Areias-Imbiribeira é a maior a ser construída na cidade nos últimos 40 anos. A obra será executada pela Autarquia de Urbanização do Recife (URB) e contará com ciclofaixa bidirecional, novos abrigos de ônibus, embutimento da rede de telecomunicações, melhoria na rede de drenagem e na iluminação pública, além da requalificação do pavimento.
NOVA PONTE VAI REDUZIR TEMPO DE DESLOCAMENTOS
A prefeitura apresentou estudos que embasaram o projeto e que apontam uma redução média de 40% no tempo de deslocamento na região após a construção da nova ponte.
E para provar essa constatação, fez uma estimativa de deslocamento entre a Universidade Salgado de Oliveira (Universo), localizada na Imbiribeira, e o Conjunto Residencial Ignez Andreazza, na Estância, às margens da Avenida Recife.
A redução média de tempo constatada foi de 42%.
A Ponte Areias-Imbiribeira terá quatro faixas de rolamento, duas faixas de passeio e ciclofaixa, com 20,4 metros de largura. As avenidas Tapajós e Engenheiro Alves de Souza serão alargadas para duas faixas de rolamento por sentido, com extensões de respectivamente 908m e 1060m, ganhando também paisagismo e urbanização.
AS ETAPAS DA CONSTRUÇÃO DA NOVA PONTE
A primeira etapa será a instalação dos canteiros de obras, sendo o principal localizado no bairro de Areias. Em seguida, será feito o aterro para a colocação das estacas das fundações e, na sequência, a cravação das estacas, fundação, colocação das vigas e lajes de concreto. Após a conclusão da ponte, com a colocação dos encontros e rampas, será realizada a urbanização das vias.
As vias de articulação ligarão as proximidades da Lagoa do Araçá, na Imbiribeira, com a Avenida Recife, na altura do Conjunto Residencial Ignez Andreazza. Será feita uma ciclofaixa nas duas direções, ao longo dos 2,3 quilômetros da obra, para incentivar o uso de transporte ativo. Para os que fazem uso do transporte coletivo, o projeto prevê a implantação de 15 novos abrigos de ônibus, que vão contar com embarque em nível para garantir acessibilidade aos usuários. Cerca de 350 árvores serão plantadas na área.
Já os pedestres, segundo a prefeitura, serão beneficiados com a requalificação dos passeios em concreto e piso intertravado e a implantação de acessibilidade (piso tátil direcional e de alerta, além de faixas de pedestres e travessias em nível).
OUTRAS MELHORIAS NA REGIÃO
A intervenção faz parte de um projeto macro de melhorias na mobilidade da região, que inclui também a implantação do binário na Avenida Jean Emile Favre, já iniciada, que também vai melhorar a ligação entre as avenidas Recife e Marechal Mascarenhas de Moraes. Cinco vias compõem o projeto do novo binário, entre elas as avenidas Jean Emile Favre e Raimundo Diniz e as ruas Rio Maranhão, Pampulha e Itacari. A obra inclui corredor exclusivo de ônibus e nova ciclofaixa.