Ponte Giratória será interditada e provocará mudanças no trânsito do Centro do Recife
A circulação no sentido Centro-Sul será impedida para dar início à nova etapa de recuperação da estrutura
A Ponte 12 de Setembro, conhecida como Ponte Giratória, será interditada no sentido Centro-Sul do Recife a partir das 18h deste domingo (8), provocando mudanças no trânsito da região. A circulação será impedida para dar início à nova etapa de recuperação da estrutura, cujas obras têm previsão de conclusão até o fim deste ano.
Assim, o trânsito no sentido oposto — Sul-Centro — seguirá aberto, mas apenas para veículos leves. Aqueles de grande porte, bem como os ônibus que fazem o sentido Zona Sul-Centro, serão desviados pela Avenida Martins de Barros, girando à direita na Ponte Buarque de Macedo para acessar o bairro do Recife.
Os condutores que circulam no sentido centro-sul oriundos do bairro do Recife devem seguir pela Ponte Maurício de Nassau; Rua do Imperador; Avenida Nossa Senhora do Carmo e Cais de Santa Rita para acessar a área sul da capital.
A Prefeitura do Recife afirmou que agentes e orientadores da Autarquia de Trânsito e Transporte do Recife (CTTU) estarão nos principais trechos do entorno para otimizar o trânsito e orientar os condutores. Em caso de dúvidas, os cidadãos podem acionar a CTTU pelo número 0800.081.1078.
Já o Grande Recife Consócio de Transporte informou que onze linhas de ônibus terão o itinerário alterado por causa da interdição.
São elas: 032 - Setúbal (Conde da Boa Vista); 041 - Setúbal (Opcional); 521 - Alto Santa Isabel (Conde da Boa Vista); 064 - Piedade (Opcional); 612 - Morro da Conceição (Cruz Cabugá); 622 - Vasco da Gama (Cruz Cabugá); 642 - Guabiraba (Córrego do Jenipapo); 107 - Circular (Cabugá/Prefeitura); 712 - Alto do Pascoal (somente aos domingos); 014 - Brasília (Conde da Boa Vista); 018 - Brasília Teimosa; 071 - Candeias.
OBRAS NA PONTE GIRATÓRIA
Nessa nova etapa da obra serão realizadas novas inspeções/aberturas na área superior do tabuleiro da laje, para investigação de patologias e posteriormente serão realizadas as intervenções necessárias, dando continuidade aos serviços de recuperação estrutural, proporcionando maior segurança aos motoristas, ciclistas e pedestres que trafegam pelo local.
A intervenção na Ponte Giratória teve início em 2022. A via liga o bairro de São José ao bairro do Recife, conectando a Avenida Alfredo Lisboa e o Cais da Alfândega ao Cais de Santa Rita.
O investimento inicial na recuperação da estrutura é de R$ 9,4 milhões e os principais serviços estão sendo executados na parte inferior do tabuleiro da ponte, com a remoção da camada de nata de cimento, de modo a garantir a aderência do concreto de recomposição da seção estrutural, ancoragem da tela soldada em aço e posterior aplicação de revestimento de concreto projetado para recomposição da seção da célula/laje.
Em junho de 2021, a Emlurb realizou serviços para recuperação de 253 m² da laje de transição da cabeceira sul da Ponte Giratória. O custo total do serviço foi de R$ 135 mil. A nova intervenção faz parte do programa de recuperação de pontes da cidade que já beneficiou as da Torre, do Derby e a Motocolombó, além das juntas de dilatação de viadutos como os de Joana Bezerra, Via Mangue e da Avenida Norte.
A Ponte Giratória em sua parte rodoviária passará pela recuperação do tabuleiro da ponte com a execução de 4,5 mil m² de concreto projetado para formação de uma capa de concreto armado com tela de aço; reconstituição de aproximadamente sete toneladas de aço da superestrutura; recuperação do guarda-corpo; substituição de 24 aparelhos de apoio, dentre outras intervenções.
PONTE 12 DE SETEMBRO
A ponte tem uma extensão total de 195,2 metros, com cinco vãos, três deles centrais que medem 41,4 metros, 43,3 metros e 41,4 metros, além de vãos de 34 metros nas extremidades. É formada por um tabuleiro único, contínuo, com seção transversal tipo caixão ao longo de toda a sua extensão, possui transversinas e altura variável em cada apoio.
Transversalmente, a ponte tem uma largura total de 22 metros, ambos os lados contemplam um passeio de pedestres de três metros no lado norte e dois metros no lado sul, duas faixas de rolamento em torno de quatro metros e guarda-rodas de 0,23 metro em cada passeio.