PESQUISA CNT RODOVIAS: confira quais são e onde estão localizadas as 10 melhores rodovias do Brasil
Brasil precisa de quase R$ 100 bilhões para recuperar rodovias do País
Apesar de quase 70% da malha rodoviária do Brasil estar comprometida, o País tem, sim, excelentes rodovias. E mais: algumas delas têm gestão pública, colocando por terra o mito de que apenas estradas pedagiadas são boas. É o que constatou a 26ª edição da Pesquisa CNT Rodovias, divulgada pela CNT e pelo SEST SENAT nesta quarta-feira (29/11).
Como esperado e já evidenciado em outras edições da pesquisa - que ainda é o maior estudo sobre infraestrutura rodoviária no Brasil -, as melhores estradas do País estão na região Sudeste e são concessões públicas - ou seja, estão sob gestão da iniciativa privada. Mas as públicas também tiveram destaque.
“Das dez melhores, três são estaduais e públicas. Esse resultado mostra ser possível ter rodovias públicas de qualidade. Existe um mito no País de que só rodovias com pagamento de pedágio são boas. A pesquisa mostra que, quando o investimento acontece da forma correta, quando a manutenção é feita, não deixando os problemas progredirem, nós podemos, sim, ter rodovias públicas com bom nível”, avalia Bruno Batista, diretor executivo da Confederação Nacional dos Transportes (CNT).
RODOVIA ESTADUAL DO RIO DE JANEIRO, SOB CONCESSÃO PRIVADA, É A MELHOR DO PAÍS
A melhor de todas as rodovias na avaliação 2023 da pesquisa é estadual, apesar de a gestão ser concedida. Foi a RJ-124, mais conhecida como Via Lagos porque percorre a Região dos Lagos do Estado do Rio de Janeiro. É uma estrada estadual que dá acesso a Búzios, uma das regiões litorâneas mais famosas do Brasil e do mundo.
A RJ-124 está sob concessão da CCR, que assumiu a administração quando a rodovia ainda estava em obras. Foi inaugurada em dezembro de 1998.
- PESQUISA CNT RODOVIAS: as 10 piores estradas brasileiras estão no Norte e Nordeste do País. Confira quais são
- PESQUISA CNT RODOVIAS: confira quais são e onde estão localizadas as 10 melhores rodovias do Brasil
- PESQUISA CNT RODOVIAS: Brasil precisa de quase R$ 100 bilhões para recuperar rodovias do País
- PESQUISA CNT RODOVIAS: estradas brasileiras seguem péssimas, apesar de a economia do Brasil ser rodoviária
Segundo a Pesquisa CNT Rodovias, a RJ-124 recebeu avaliação ótima no estado geral e em cada característica individualmente. Também recebeu notas mais elevadas para geometria da via e sinalização. O estudo destaca que a estrada tem faixas centrais e laterais visíveis, acostamento pavimentado e em boas condições, além de presença de barreiras no canteiro central e em diversas áreas perigosas.
CONFIRA O RANKING DAS 10 MELHORES RODOVIAS DO PAÍS
Ranking Rodovias
As 10 primeiras posições
São predominantemente rodovias sob gestão privada e localizadas na região Sudeste
1) RJ-124 - (RJ) - Rodovia Estadual - Gestão Concedida - 57 km pesquisados - Classificação ÓTIMO
2) SP-270 - (SP) - Rodovia Estadual - Gestão Concedida - 272 km pesquisados - Classificação ÓTIMO
3) SP-225 - (SP) -Rodovia Estadual - Gestão Concedida - 225 km pesquisados - Classificação ÓTIMO
4) BR-153 - (TO) - Rodovia Federal - Gestão Concedida - 180 km pesquisados - Classificação ÓTIMO
5) SP-463 - (SP) - Rodovia Estadual - Gestão Pública - 192 km pesquisados - Classificação ÓTIMO
6) SP-320 - (SP) - Rodovia Estadual - Gestão Pública - 185 km pesquisados - Classificação ÓTIMO
7) BR-080 - (GO) - Rodovia Federal - Gestão Pública - 94 km pesquisados - Classificação ÓTIMO
8) SP-191 - (SP) - Rodovia Estadual - Gestão Concedida - 113 km pesquisados - Classificação BOM
9) BR-364 - (GO) - Rodovia Federal - Gestão Concedida - 192 km pesquisados - Classificação BOM
10) BR-493 - (RJ) - Rodovia Federal - Gestão Concedida - 101 km pesquisados - Classificação BOM
“É importante destacar que as notas entre as rodovias pesquisadas ficaram muito próximas, com uma diferença pequena. Do 1º ao 5º colocado, por exemplo, foram apenas 3 pontos”, reforça o diretor executivo da CNT.
Veja a Pesquisa CNT Rodovias na íntegra:
Pesquisa CNT de Rodovias 2023 by Roberta Soares on Scribd
Em 2023, a Pesquisa CNT Rodovias avaliou 111.502 quilômetros de estradas pavimentadas, o que corresponde a 67.659 quilômetros da malha federal e a 43.843 quilômetros dos principais trechos estaduais.