Mercado de ônibus elétricos cresce 53% na Europa em 2023, enquanto Brasil engatinha
Levantamento realizado por um portal europeu apontou que foram adquiridos 6.354 veículos com zero emissão em todos os países em 2023
A eletrificação do transporte público está avançando bem na Europa. Somente em 2023, os países do continente europeu, juntos, viram a frota de coletivos elétricos crescer 53% em relação a 2022. A constatação foi feita em um levantamento realizado pelo portal europeu Sustainable Bus, referência na região.
Foram 6.354 ônibus elétricos à bateria (BEV) registrados no ano pasado. Na relação constam dados de todos os países que compõem a União Europeia, além de Reino Unido, Noruega, Islândia e Suíça. O crescimento aponta que, atualmente, mais de 42% dos ônibus do transporte urbano operam com veículos de emissões zero.
O Reino Unido se destaca, ocupando o primeiro lugar. Segundo o portal, teve um aumento de 76,1% nos registros de ônibus elétricos, chegando a um total de 1.206 novas unidades em 2023, contra 685 em 2022.
Na sequência está a Alemanha, com 753 ônibus elétricos registrados em 2023, o que representa um aumento de 29,6% em relação ao ano anterior. A Espanha e a Itália também tiveram aumentos significativos da frota eletrificada, com taxas de crescimento de 261,0% e 230,6%, respectivamente.
Segundo o portal, são números que demonstram uma tendência crescente para a eletrificação no Sul da Europa, alavancada tanto por preocupações ambientais como por incentivos governamentais. A Itália, após registrar 2.351 matrículas de elétricos em 2022, alcançou a marca de 4.043 em 2023, com crescimento de 72%.
ALGUNS PAÍSES DE FORA DO CRESCIMENTO DA ELETRIFICAÇÃO DA FROTA
Mas nem todos os países apresentaram crescimento nos registros de ônibus com emissão zero no ano de 2023. A França, o maior mercado do continente europeu, apresentou uma diminuição de 24,2% nos volumes, ao passo que a Finlândia registrou queda de 62,7%.
O portal Sustainable Bus destaca o desempenho de dois países pela sua significativa taxa de crescimento. Portugal, com aumento de 600% no ano passado (364 diante de 52 veículos) e Bélgica com 309% (172 face aos 45 veículos registrados em 2022).