Entenda o que é o novo Bilhete Único Metropolitano criado pelo governo de Pernambuco
A integração tarifária no Grande Recife segue sendo a mesma, limitada, em quase sua totalidade, às linhas do Sistema Estrutural Integrado (SEI)
O que o governo de Pernambuco batizou de Bilhete Único Metropolitano é, na verdade, apenas a unificação dos anéis tarifários A e B, que eram usados nos ônibus da Região Metropolitana do Recife. Na prática, o que muda é a redução do valor da passagem, que sairá de R$ 5,60 para R$ 4,10 - o que é um grande benefício para o passageiro, não há como negar.
A integração tarifária no Grande Recife segue sendo a mesma, limitada ao período de duas horas e, principalmente, às linhas do Sistema Estrutural Integrado (SEI), ou seja, em quase sua totalidade, aos 26 Terminais Integrados existentes na RMR. Algumas poucas linhas que fazem integração fora dos TIs também permitem a integração temporal, mas são casos pontuais.
Por isso, o Bilhete Único Metropolitano criado pelo governo do Estado difere de outras cidades. Em outras capitais, como São Paulo, por exemplo, o Bilhete Único permite uma integração temporal universal, ou seja, em toda a cidade e linhas de ônibus, com limitação apenas de quantidade de embarque e sentido, e no prazo de duas a três horas. Não está atrelado a terminais integrados, como no Grande Recife.
CTM TRABALHA PARA AMPLIAR INTEGRAÇÃO TEMPORAL
O presidente do CTM, Matheus Freitas, garante que o Estado trabalha para transformar a integração temporal da Região Metropolitana em universal, para além dos muros dos TIs. “Nosso objetivo é expandir as integrações para fora dos TIs, o que vai fazer bem ao sistema de transporte público. Quando conseguirmos essa mudança, daremos mais flexibilidade aos deslocamentos e deixaremos a operação dos terminais mais eficiente e com mais conforto para o passageiro”, explica.
Com o novo Bilhete Único Metropolitano, o passageiro da RMR poderá realizar até cinco embarques por sentido em duas horas de utilização nas linhas integradas. Anteriormente, na gestão PSB, não havia essa limitação.
Mas, na prática, quem usa os terminais integrados sabe ser difícil fazer cinco baldeações em duas horas devido à ausência de prioridade ao ônibus nos corredores viários da RMR.
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EXTINÇÃO DO ANEL B VAI ATINGIR 70 LINHAS E BENEFICIAR 125 MIL PASSAGEIROS POR DIA
A extinção do Anel B - aprovada pelo Conselho Superior de Transporte Metropolitano (CSTM) no dia 22, juntamente com o não reajuste das passagens pelo segundo ano consecutivo -, vai atingir 70 linhas e aproximadamente 125 mil passageiros diariamente. A grande maioria dos passageiros pagantes do sistema usa o Anel - 620 mil pessoas. Enquanto que o Anel G atende a apenas 5 mil passageiros.
Como ficam os anéis
Anel A - R$ 4,10
Anel B - Extinto e as linhas passam a usar o Anel A
Anel G - R$ 2,70
Opcionais - Mesmos valores atuais
CONFIRA AS LINHAS QUE PASSARÃO A RECEBER O ANEL A (R$ 4,10)
1903 - ARAÇOIABA/TI IGARASSU
1905 - TI IGARASSU/TI ABREU E LIMA
1906 - TI PELÓPIDAS/TI MACAXEIRA
1912 - CAETÉS I/TI ABREU E LIMA
1917 -CAETÉS II/TI ABREU E LIMA
1918 - TI IGARASSU (CIRCULAR)
1922 - PAU AMARELO/TI PELÓPIDAS
1928 - MARANGUAPE II (BACURAU)
1929 - ALAMEDA PAULISTA/RIO DOCE (MARANGUAPE)
1931 - JARDIM PAULISTA BAIXO/TI PELÓPIDAS
1932 - JARDIM PAULISTA ALTO/TI PELÓPIDAS
1933 - TI ABREU E LIMA/TI PELÓPIDAS
1934 - ARTHUR LUNDGREN I/TI PELÓPIDAS
1935 - PARATIBE/TI PELÓPIDAS
1936 - MIRUEIRA BACURAU
1940 - TI PE 15 (OLINDA)
1941 - ARTHUR LUNDGREN II/TI PELÓPIDAS
1943 - MIRUEIRA/TI PELÓPIDAS
1944 - LOTEAMENTO CONCEIÇÃO/TI PELÓPIDAS
1945 - JAGUARANA (ALAMEDA)/TI PELÓPIDAS
1952 - MARANGUAPE I/TI PELÓPIDAS
1953 - MARANGUAPE II/TI PELÓPIDAS
1955 - ENGENHO MARANGUAPE/TI PELÓPIDAS
1956 - IGARASSU (BACURAU)
1957 - CAETÉS I (BACURAU)
1958 - COSTA AZUL / TI PELÓPIDAS
1960 - MARIA FARINHA/CASA CAIADA
1964 - TI IGARASSU/TI MACAXEIRA
1966 - RIO DOCE (CIRCULAR)
1967 - TI IGARASSU (DANTAS BARRETO)
1968 - ILHA DE ITAMARACÁ /TI IGARASSU
1969 - ITAPISSUMA/TI IGARASSU
1978 - LOTEAMENTO CONCEIÇÃO (TI RIO DOCE)/PE22
1981 - RIO DOCE (CDE BOA VISTA)
1982 - CONJUNTO BEIRA MAR/DERBY
1983 - RIO DOCE (PRINCESA ISABEL)
1984 - LOTEAMENTO BONFIM /TI ABREU E LIMA
1985 - RIO DOCE (BACURAU)
1986 - TI RIO DOCE/TI PE 15
1987 - RIO DOCE (PRINCIPE)
1988 - DESTERRO / TI ABREU E LIMA
1989 - LOTEAMENTO PLANALTO/TI ABREU E LIMA
1992 - PAU AMARELO
1993 - CONJUNTO PRAIA DO JANGA
1994 - CONJUNTO BEIRA MAR
1995 - PAU AMARELO (BACURAU)
1998 - CAETÉS III/TI ABREU E LIMA
071 - CANDEIAS
073 - CANDEIAS (BACURAU)
258 - MORENO (BACURAU)
290 - BONANÇA /JABOATÃO
910 - PIEDADE/TI RIO DOCE
902 - TI MACAXEIRA/MIRUEIRA
948 - ARTHUR LUNDGREEN II/MACAXEIRA
129 - PAIVA/TI CABO
139 - TI CABO/TI CAJUEIRO SECO
157 - GAIBU/TI CABO
158 - GARAPÚ/TI CABO
159 - CHARNECA/TI CABO
181 - CABO(COHAB)/TI CAJUEIRO SECO
184 - CABO (BACURAU)
185 - TI CABO
172 - MARCOS FREIRE (BACURAU)
178 - PORTO DE SUAPE / TI CABO
196 - NOSSA SENHORA DO Ó/TI CABO
198 - IPOJUCA/TI CABO
199 - CAMELA/TI CABO
030 - TI RIO DOCE/BARRA DE JANGADA
2463 - ARAÇOIABA/TI CAMARAGIBE
2920 - TI RIO DOCE/TI CDU
2930 - TI RIO DOCE/DOIS IRMÃOS