TRANSPORTE PÚBLICO

Tarifa única passa a valer nos ônibus do Grande Recife neste domingo (3). Setenta linhas são afetadas

Bilhete Único Metropolitano, que representa a unificação dos anéis A e B no valor mais barato (R$ 4,10), foi aprovado por unanimidade pelo Conselho Superior de Transporte Metropolitano

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Roberta Soares

Publicado em 03/03/2024 às 9:39 | Atualizado em 03/03/2024 às 9:48
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Começou a valer neste domingo (3/3) a tarifa única nos ônibus da Região Metropolitana do Recife. É o chamado Bilhete Único Metropolitano, como a integração dos anéis tarifários cobrados no transporte público por ônibus foi batizada pelo governo de Pernambuco. Assim, praticamente a totalidade dos coletivos passa a receber apenas o Anel A, atualmente no valor de R$ 4,10. 

A exceção são poucas linhas do Anel G (R$ 2,70) e as linhas opcionais (refrigeradas e sem nenhum tipo de gratuidade). Com a mudança - aprovada pelo Conselho Superior de Transporte Metropolitano (CSTM) no dia 22, juntamente com o não reajuste das passagens pelo segundo ano consecutivo -, o anel B, no valor de R$ 5,60, foi extinto.

Segundo o Grande Recife Consórcio de Transporte Metropolitano (CTM), a extinção do Anel B vai atingir 70 linhas e aproximadamente 125 mil passageiros diariamente. A grande maioria dos passageiros pagantes do sistema usa o Anel - 620 mil pessoas. Enquanto que o Anel G atende a apenas 5 mil passageiros.

CONFIRA AS LINHAS QUE PASSARÃO A RECEBER O ANEL A (R$ 4,10)

WELLINGTON LIMA/JC IMAGEM
Tarifa não sobe pelo segundo ano consecutivo e Anel B, que custa R$ 5,60, será extinto. Melhorias, entretanto, não estão previstas - WELLINGTON LIMA/JC IMAGEM

1903 - ARAÇOIABA/TI IGARASSU
1905 - TI IGARASSU/TI ABREU E LIMA
1906 - TI PELÓPIDAS/TI MACAXEIRA
1912 - CAETÉS I/TI ABREU E LIMA
1917 -CAETÉS II/TI ABREU E LIMA
1918 - TI IGARASSU (CIRCULAR)
1922 - PAU AMARELO/TI PELÓPIDAS
1928 - MARANGUAPE II (BACURAU)
1929 - ALAMEDA PAULISTA/RIO DOCE (MARANGUAPE)
1931 - JARDIM PAULISTA BAIXO/TI PELÓPIDAS
1932 - JARDIM PAULISTA ALTO/TI PELÓPIDAS
1933 - TI ABREU E LIMA/TI PELÓPIDAS
1934 - ARTHUR LUNDGREN I/TI PELÓPIDAS
1935 - PARATIBE/TI PELÓPIDAS
1936 - MIRUEIRA BACURAU
1940 - TI PE 15 (OLINDA)
1941 - ARTHUR LUNDGREN II/TI PELÓPIDAS
1943 - MIRUEIRA/TI PELÓPIDAS
1944 - LOTEAMENTO CONCEIÇÃO/TI PELÓPIDAS
1945 - JAGUARANA (ALAMEDA)/TI PELÓPIDAS
1952 - MARANGUAPE I/TI PELÓPIDAS
1953 - MARANGUAPE II/TI PELÓPIDAS
1955 - ENGENHO MARANGUAPE/TI PELÓPIDAS
1956 - IGARASSU (BACURAU)
1957 - CAETÉS I (BACURAU)
1958 - COSTA AZUL / TI PELÓPIDAS
1960 - MARIA FARINHA/CASA CAIADA
1964 - TI IGARASSU/TI MACAXEIRA
1966 - RIO DOCE (CIRCULAR)
1967 - TI IGARASSU (DANTAS BARRETO)
1968 - ILHA DE ITAMARACÁ /TI IGARASSU
1969 - ITAPISSUMA/TI IGARASSU
1978 - LOTEAMENTO CONCEIÇÃO (TI RIO DOCE)/PE22
1981 - RIO DOCE (CDE BOA VISTA)
1982 - CONJUNTO BEIRA MAR/DERBY
1983 - RIO DOCE (PRINCESA ISABEL)
1984 - LOTEAMENTO BONFIM /TI ABREU E LIMA
1985 - RIO DOCE (BACURAU)
1986 - TI RIO DOCE/TI PE 15
1987 - RIO DOCE (PRINCIPE)
1988 - DESTERRO / TI ABREU E LIMA
1989 - LOTEAMENTO PLANALTO/TI ABREU E LIMA
1992 - PAU AMARELO
1993 - CONJUNTO PRAIA DO JANGA
1994 - CONJUNTO BEIRA MAR
1995 - PAU AMARELO (BACURAU)
1998 - CAETÉS III/TI ABREU E LIMA
071 - CANDEIAS
073 - CANDEIAS (BACURAU)
258 - MORENO (BACURAU)
290 - BONANÇA /JABOATÃO
910 - PIEDADE/TI RIO DOCE
902 - TI MACAXEIRA/MIRUEIRA
948 - ARTHUR LUNDGREEN II/MACAXEIRA
129 - PAIVA/TI CABO
139 - TI CABO/TI CAJUEIRO SECO
157 - GAIBU/TI CABO
158 - GARAPÚ/TI CABO
159 - CHARNECA/TI CABO
181 - CABO(COHAB)/TI CAJUEIRO SECO
184 - CABO (BACURAU)
185 - TI CABO
172 - MARCOS FREIRE (BACURAU)
178 - PORTO DE SUAPE / TI CABO
196 - NOSSA SENHORA DO Ó/TI CABO
198 - IPOJUCA/TI CABO
199 - CAMELA/TI CABO

030 - TI RIO DOCE/BARRA DE JANGADA
2463 - ARAÇOIABA/TI CAMARAGIBE
2920 - TI RIO DOCE/TI CDU
2930 - TI RIO DOCE/DOIS IRMÃOS

A medida foi possível devido a um incremento no subsídio direto do Executivo no valor de R$ 60 milhões, totalizando R$ 310 milhões ao ano. Segundo o governo de Pernambuco, o reajuste zero e a unificação das tarifas dos dois anéis A e B de linhas regulares do Sistema Estrutural Integrado (SEI) vão gerar uma economia de 26,79% para os passageiros, principalmente aqueles que fazem percursos maiores na RMR.

“O Bilhete Único sempre foi uma das grandes necessidades da população e um compromisso da governadora Raquel Lyra para que esse benefício fosse implementado. Essa proposta se transformou em realidade para quem utiliza o transporte público na Região Metropolitana e a partir do domingo os passageiros já poderão usufruir dessa tarifa unificada”, afirmou o secretário de Mobilidade e Infraestrutura, Diogo Bezerra.

ENTENDA O NOVO BILHETE ÚNICO METROPOLITANO CRIADO PELO GOVERNO DE PERNAMBUCO

Guga Matos/JC Imagem
O que o governo de Pernambuco batizou de Bilhete Único Metropolitano é, na verdade, apenas a unificação dos anéis tarifários A e B, que eram usados nos ônibus do Grande Recife - Guga Matos/JC Imagem

O que o governo de Pernambuco batizou de Bilhete Único Metropolitano é, na verdade, apenas a unificação dos anéis tarifários A e B, que eram usados nos ônibus do Grande Recife. Na prática, o que muda é a redução do valor da passagem, que sairá de R$ 5,60 para R$ 4,10.

A integração tarifária segue sendo a mesma e limitada ao período de duas horas e às linhas do Sistema Estrutural Integrado (SEI), ou seja, em quase sua totalidade, aos 26 Terminais Integrados. E às poucas linhas que fazem integração fora dos TIs. Por isso, o Bilhete Único Metropolitano criado pelo governo do Estado difere de outras cidades.

Em outras capitais, como São Paulo, por exemplo, o Bilhete Único permite uma integração temporal universal, ou seja, em toda a cidade e linhas, com limitação apenas de quantidade de embarque e sentido, e no prazo de duas a três horas. Não está atrelado a terminais integrados, como no Grande Recife.

O presidente do CTM, Matheus Freitas, garante que o Estado trabalha para transformar a integração temporal do sistema em universal, para além dos muros dos TIs. “Nosso objetivo é expandir as integrações para fora dos TIs, o que vai fazer bem ao sistema de transporte público. Quando conseguirmos essa mudança, daremos mais flexibilidade aos deslocamentos e deixaremos a operação dos terminais mais eficiente e com mais conforto para o passageiro”, explica.

Com o novo Bilhete Único Metropolitano, o passageiro da RMR poderá realizar até cinco embarques por sentido em duas horas de utilização nas linhas integradas. Anteriormente, na gestão PSB, não havia essa limitação.

PROMESSA DE MAIS SUBSÍDIO PÚBLICO PARA O SISTEMA

Para cobrir o déficit da operação com o não reajuste das passagens e a unificação dos anéis tarifários, o Estado decidiu que vai aumentar o subsídio público que vem transferindo para o sistema desde que a licitação das linhas de ônibus foi parcialmente realizada e que em 2023 chegou a R$ 250 milhões por ano.

A expectativa é de que sejam necessários mais R$ 60 milhões para cobrir a unificação dos anéis e o não realinhamento tarifário. Na prática, entretanto, o setor já especula que esse valor chegará a R$ 100 milhões no fim do ano.

Como ficam os anéis
Anel A - R$ 4,10
Anel B - Extinto e as linhas passam a usar o Anel A
Anel G - R$ 2,70
Opcionais - Mesmos valores atuais

PROPOSTA TÉCNICA DO ESTADO NÃO PREVÊ MELHORIAS

A mesma proposta oficial do governo de Pernambuco para criar o Bilhete Único Metropolitano e não reajustar as passagens prevê, inclusive, que não haja investimentos para melhorias no setor.

Refrigeração da frota

O uso de ar-condicionado em todos os ônibus, como previsto em lei, não foi simulado no estudo. Apesar de a refrigeração da frota estar prevista na Lei 16.787/2019, que determina a renovação de parte da frota dos veículos com vida útil acima de 8 anos, para os convencionais, e 10 anos para os articulados.

“Mas a critério do CSTM, desde que prevista a meta de renovação e seus impactos financeiros nos cálculos da revisão tarifária. Diante da obrigatoriedade de se incluir os custos relativos à renovação de frota na tarifa paga pelos usuários, não se simulou nesse estudo proposta de ampliação da frota refrigerada”, diz a nota técnica.

Utilização do cobrador

Para o ano de 2024 foi mantida a operação com 100% da frota sem cobrador, como é desde 2022/2023. A redução dos cobradores, inclusive, foi incorporada ao estudo de recomposição tarifária.

Abono de dupla função validado

Foi considerado na planilha de custos o valor de R$ 135, por motorista, para que recebam o pagamento da tarifa em dinheiro nos ônibus, sob pena de multa para a empresas.

Aumento da demanda

O CTM estimou um aumento de 5% da demanda de passageiros equivalentes (pagos) de 5% de julho de 2022 a julho de 2023. Teriam sido 229,4 milhões de passageiros pagantes no ano. Atualmente a demanda está em 75% de antes da pandemia nos dias úteis.

Créditos não utilizados

De julho de 2022 a julho de 2023, o CTM identificou uma diferença de R$ 12 milhões entre a venda e o uso dos créditos eletrônicos, que desde 2020 (pela Lei 18.861/2020), deixaram de ter limite de utilização.

Por isso, estima 2,8 milhões de passageiros pagantes a mais para o ano de 2023/2024.

Redução tarifária fora-pico

Programa de redução de R$ 1,00 na tarifa fora-pico, criado pelo PSB, foi extinto e o CTM prevê tarifa única em qualquer horário do dia.

Linhas opcionais

Não sofrem alteração por enquanto até um estudo posterior.

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