No calor insuportável, ônibus é testado com sistema de climatização natural. Entenda a novidade
Sistema utiliza a própria movimentação do ônibus para melhorar a sensação térmica, retirando o ar quente do interior do veículo por exaustores posicionados no teto, enquanto permite a entrada do ar fresco através de venezianas instaladas nas janelas
Na tentativa de melhorar e tornar sustentável o transporte público coletivo, um novo sistema de climatização natural entrou em teste nos ônibus do Estado do Rio de Janeiro. É o Arejabus, equipamento que realiza a ventilação natural do coletivo com captador de ar e exaustor naturais, controlador de ventilação, ventiladores e exaustores elétricos, além de venezianas nas janelas.
A inovação está sendo testada num ônibus da linha 700 (Terminal Itaipava), da empresa Turp Transporte, em Petrópolis, município distante 115 km da capital Rio de Janeiro. O objetivo é oferecer conforto térmico durante as viagens para os moradores da cidade sem o uso do ar-condicionado, que aumenta os custos de operação.
ENTENDA COMO FUNCIONA O SISTEMA DE VENTILAÇÃO
O Arejabus utiliza a própria movimentação do ônibus para melhorar a sensação térmica, retirando o ar quente do interior do veículo por exaustores posicionados no teto, enquanto permite a entrada do ar fresco através de venezianas instaladas nas janelas. Quando parado ou em baixa velocidade, um sistema de ventilação forçada é acionado automaticamente no veículo, mantendo a circulação de ar.
CUSTO 80% MENOR E AMPLIAÇÃO PARA TODA A FROTA
Segundo informações da Federação das Empresas de Mobilidade do Estado do Rio de Janeiro (Semove) e a Turp Transporte, o custo de instalação é aproximadamente 80% inferior quando comparado ao sistema de ar-condicionado convencional. Além disso, o sistema não gera aumento do consumo de diesel nem de emissões de CO2.
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Nesta fase de testes, os clientes poderão avaliar a nova tecnologia. A Turp Transporte criou dois modelos de pesquisa, ambas acessadas por meio de um QR Code disponível no ônibus que está com o Arejabus.
De acordo com Jean Moraes, diretor da Turp Transporte, caso a fase de testes seja bem-sucedida, com a aprovação dos passageiros, o dispositivo poderá ser implantado em mais veículos da frota.
“Buscamos inovar com qualidade e sustentabilidade, proporcionando mais conforto aos nossos clientes e mais qualidade de trabalho para os nossos rodoviários. Acreditamos nessa proposta apresentada pela Arejabus, mas o nosso objetivo é saber a percepção do cliente, antes da adoção de qualquer prática”, afirmou o empresário.