ATROPELAMENTO

Omissão da Prefeitura de Jaboatão dos Guararapes no caso do atropelamento de fiéis será apurada pelo MPPE

O atropelamento provocou a morte de cinco pessoas e deixou outras 29 feridas, muitas em estado grave

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Roberta Soares

Publicado em 02/04/2024 às 13:29 | Atualizado em 03/04/2024 às 11:04
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Uma possível omissão da Prefeitura de Jaboatão dos Guararapes no atropelamento de fiéis durante uma procissão, na tarde de domingo (31/3), no bairro de Marcos Freire, começou a ser investigada pelo Ministério Público de Pernambuco (MPPE). A prefeitura é a gestora pública do Sistema de Transporte Complementar de Jaboatão, sendo responsável pela fiscalização e, principalmente, pela garantia da segurança do transporte para os passageiros.

O condutor de um micro-ônibus da linha 118 - Marcos Freire/Barra de Jangada, com dez anos de uso e que estaria com problemas mecânicos sérios, perdeu o controle do veículo e atropelou 34 pessoas - inicialmente achava-se que eram 32 -, matando cinco delas até agora. Outras 18 seguem internadas, algumas em estado grave. O condutor é um homem de 74 anos e estaria levando o micro-ônibus para a garagem exatamente porque o veículo apresentou problemas mecânicos ainda no terminal da linha. As informações são de que o veículo estava sem freios.

Além da investigação pela Polícia Civil, o sinistro de trânsito (não é mais acidente de trânsito que se define) fez com a Promotoria de Transportes da Capital instaurasse nesta segunda-feira (1º/4) um inquérito civil para apurar não só a eventual omissão da prefeitura, mas também analisar as causas do atropelamento, as condições do sistema de transporte, a responsabilidade dos permissionários e o ajuizamento de uma ação de reparação de danos às vítimas.

MPPE ESPERA EXPLICAÇÕES DA PREFEITURA DE JABOATÃO DOS GUARARAPES

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Em 2023 teriam sido retirados da operação outros 27 veículos. O Sistema de Transporte Municipal de Jaboatão tem 283 permissionários, dos quais 235 estão atuando - REPRODUÇÃO

A Promotoria de Transportes deu um prazo de 15 dias úteis para que a Secretaria Executiva de Ordem Pública e Mobilidade (SEORP) do município de Jaboatão dos Guararapes se posicione sobre a tragédia, e de 30 dias úteis para que a Delegacia de Prazeres remeta cópia do resultado da perícia do veículo envolvido no sinistro de trânsito.

“Nós vamos apurar as condições desse sistema, como têm sido feitas as vistorias e fiscalizações necessárias. Vamos marcar uma audiência com a prefeitura e os permissionários. Vamos aguardar a manifestação da prefeitura e as perícias técnicas do veículo para adotar medidas. Entre elas, tentar propor a renovação da frota e um prazo máximo para a operação desses veículos”, explicou o promotor de Transportes, Leonardo Caribé.

VEJA QUEM SÃO AS VÍTIMAS DO ATROPELAMENTO

As vítimas do atropelamento foram identificadas como:

Edson Maurício Barbosa, de 52 anos, que faleceu na Unidade de Pronto-Atendimento (UPA) do Ibura, na Zona Sul do Recife;

Amauri João de Lima, de 68 anos, que morreu na UPA da Imbiribeira, na Zona Sul do Recife;

Edite Maria da Silva, de 51 anos, não teve o local da morte divulgado;

Jéssica Kelly Mendonça dos Santos, de 22 anos, no Hospital da Restauração, no bairro do Derby, na área central do Recife;

Tereza Cristina Batista Silveira, de 65 anos, que morreu na UPA da Lagoa Encantada no bairro da Cohab, na Zona Sul do Recife.

Confira o áudio sobre os problemas no veículo:

As 29 pessoas feridas não tiveram os nomes divulgados. Segundo informações da Prefeitura de Jaboatão:

Treze pessoas tiveram alta;

Nove feridos, com idade entre 5 e 67 anos, estão no Hospital da Restauração, no Derby, área central do Recife;

Sete pessoas de idades não divulgadas estão no Hospital Dom Hélder, no Cabo de Santo Agostinho, na Região Metropolitana.

MICRO-ÔNIBUS ENVOLVIDO NO ATROPELAMENTO TEM DEZ ANOS DE USO E ESTAVA COM PROBLEMAS MECÂNICOS

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Segundo denúncias, o micro-ônibus já tinha sido colocado para rodar "no tranco", como se define popularmente o ato de empurrar o veículo para ligar, e estava apenas com o freio dianteiro. Seguiria para a garagem para passar por reparos - REPRODUÇÃO
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Micro-ônibus que atropelou e matou fiéis tem dez anos de uso e estava com problemas mecânicos - REPRODUÇÃO

O micro-ônibus que ficou desgovernado e, sob condução do motorista, atropelou fiéis em uma procissão em Jaboatão dos Guararapes é um veículo velho, com dez anos de uso, e que estava com problemas mecânicos sérios.

A idade veícular do micro-ônibus foi confirmada pela própria Prefeitura de Jaboatão dos Guararapes, que garantiu, ao mesmo tempo, que, apesar dos anos de operação transportando pessoas, o veículo estava em dia com as regras exigidas pelo município. Tinha o laudo da inspeção técnica veicular do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), realizada há cinco meses e com validade anual.

Mas denúncias feitas por passageiros que utilizam a linha 118 - Marcos Freire/Barra de Jangada revelam que o micro-ônibus estava com problemas mecânicos graves, como a falta de freios, e que seguia para a garagem quando aconteceu o sinistro de trânsito.

MICRO-ÔNIBUS SEGUIA PARA A GARAGEM DEVIDO AOS PROBLEMAS

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Micro-ônibus que atropelou e matou fiéis tem dez anos de uso e estava com problemas mecânicos - REPRODUÇÃO

Segundo a denúncia, cujo áudio foi divulgado por familiares das vítimas durante protesto por mais fiscalização do Sistema de Transporte Municipal de Jaboatão dos Guararapes, realizado na manhã desta segunda-feira (01/4), o micro-ônibus já tinha sido colocado para rodar “no tranco”, como se diz popularmente o ato de empurrar o veículo para ligar, e estava apenas com o freio dianteiro. Seguiria para a garagem para passar por reparos.

“O carro estava travado e foram destravá-lo no terminal para que conseguisse chegar na garagem. Ele estava só com o freio dianteiro, que foi enchido de ar para que conseguisse chegar na garagem. Botaram para rodar no tranco e mandaram ir para a garagem. Ele (o motorista) saiu atrás da procissão e ficou em cima da ladeira esperando. Mas quando ele desceu, o freio não funcionou. O carro baixou o balão de vez e ficou sem freio”, diz o áudio.

VEÍCULO NÃO CONSEGUE SER LIGADO E ATRASA PERÍCIA

A situação mecânica do micro-ônibus envolvido no atropelamento é tão grave que dois dias depois do sinistro a perícia técnica não conseguiu ligar o veículo, atrasando a realização completa da perícia.

Por nota, a Secretaria de Defesa Social (SDS) informou que o resultado dos exames periciais, realizados pela equipe do Instituto de Criminalística (IC), tem prazo de até 30 dias para conclusão, podendo ser prorrogado, se necessário. E que o resultado será encaminhado à Polícia Civil, que investiga o caso.

15 VEÍCULOS FORAM RETIRADOS DA OPERAÇÃO DE TRANSPORTE POR PROBLEMAS SOMENTE EM 2024

Apesar das denúncias de que o micro-ônibus estava sem freio no momento em que o condutor perdeu o controle e atropelou os fiéis, a Prefeitura de Jaboatão dos Guararapes garante que a gestão municipal é atuante na fiscalização sobre a segurança dos veículos que integram o sistema de transporte municipal.

O secretário de Ordem Pública e Mobilidade de Jaboatão, o coronel Carlos Sá, que está à frente do cargo há menos de um ano, afirmou que somente este ano, dos 85 veículos vistoriados, 15 foram retirados da operação por deixarem de atender a variadas exigências feitas pela gestão, tanto em relação à segurança mecânica quanto à regularização de documentos.

Em 2023 teriam sido retirados da operação outros 27 micro-ônibus, dos 135 vistoriados. O Sistema de Transporte Municipal de Jaboatão tem 283 permissionários, dos quais 235 estão atuando e operam 17 linhas. E essas permissões, de acordo com o município, tem validade até 2030. “O que podemos dizer é que as condições do veículo eram favoráveis e atendiam à inspeção realizada pelo Inmetro e pela fiscalização municipal. Agora, essa informação de que o veículo estava sem freio será verificada pela perícia. Só o IC poderá dizer”, argumentou o secretário.

O coronel Carlos Sá também confirmou que o micro-ônibus estava sem passageiros no momento do atropelamento, mas não quis ratificar a informação repassada pelo prefeito Mano Medeiros de que o veículo estava fora da operação de transporte.

“Não podemos dizer isso porque, pelo menos oficialmente, a saída do micro-ônibus da operação não foi informada à prefeitura. O prefeito se referia ao fato de que o veículo estava sem passageiros”, argumentou. O fato de o micro-ônibus estar sem passageiros e fora da operação confirma as denúncias feitas pela população de que o veículo saia do terminal para a garagem exatamente porque estava sem freios.

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