SEGURANÇA VIÁRIA

Quinze micro-ônibus foram retirados da operação de transporte em Jaboatão dos Guararapes por problemas apenas em 2024

Em 2023 teriam sido retirados da operação outros 27 veículos. O Sistema de Transporte Municipal de Jaboatão tem 283 permissionários, dos quais 235 estão atuando e operam 17 linhas

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Roberta Soares

Publicado em 01/04/2024 às 16:04 | Atualizado em 01/04/2024 às 16:10
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Apesar das denúncias de que o micro-ônibus do Sistema de Transporte Municipal de Passageiros de Jaboatão dos Guararapes estava sem freio no momento em que o condutor perdeu o controle e atropelou pelo menos 34 os fiéis - matando, até agora, cinco pessoas -, a Prefeitura de Jaboatão garante que a gestão municipal é atuante na fiscalização sobre a segurança dos veículos que integram o sistema.

O secretário de Ordem Pública e Mobilidade de Jaboatão, o coronel Carlos Sá, que está à frente do cargo há menos de um ano, afirmou que somente este ano 15 veículos foram retirados da operação por deixarem de atender a variadas exigências feitas pela gestão, tanto em relação à segurança mecânica quanto à regularização de documentos.

Em 2023 teriam sido retirados da operação outros 27 veículos. O Sistema de Transporte Municipal de Jaboatão tem 283 permissionários, dos quais 235 estão atuando. E essas permissões, de acordo com o município, tem validade até 2030. “O que podemos dizer é que as condições do veículo eram favoráveis e atendiam à inspeção realizada pelo Inmetro e pela fiscalização municipal. Agora, essa informação de que o veículo estava sem freio será verificada pela perícia. Só o IC poderá dizer”, argumentou o secretário.

O coronel Carlos Sá também confirmou que o micro-ônibus estava sem passageiros no momento do atropelamento, mas não quis ratificar a informação repassada pelo prefeito Mano Medeiros de que o veículo estava fora da operação de transporte.

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O veículo foi guinchado para a Delegacia de Prazeres, para perícia do Instituto de Criminalística - REPRODUÇÃO

“Não podemos dizer isso porque, pelo menos oficialmente, a saída do micro-ônibus da operação não foi informada à prefeitura. O prefeito se referia ao fato de que o veículo estava sem passageiros”, argumentou. O fato de o micro-ônibus estar sem passageiros e fora da operação confirma as denúncias feitas pela população de que o veículo saia do terminal para a garagem exatamente porque estava sem freios.

MICRO-ÔNIBUS TEM DEZ ANOS DE USO E ESTARIA COM PROBLEMAS MECÂNICOS

O micro-ônibus que ficou desgovernado e, sob condução do motorista, atropelou fiéis em uma procissão em Jaboatão dos Guararapes, no Grande Recife Recife, é um veículo velho, com dez anos de uso, e que estava com problemas mecânicos sérios. 

Confira o áudio sobre os problemas no veículo:

A idade veícular do micro-ônibus foi confirmada pela própria Prefeitura de Jaboatão dos Guararapes, que garantiu, ao mesmo tempo, que, apesar dos anos de operação transportando pessoas, o veículo estava em dia com as regras exigidas pelo município. Tinha o laudo da inspeção técnica veicular do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), realizada há cinco meses e com validade anual.

Mas denúncias feitas por passageiros que utilizam a linha 118 - Marcos Freire/Barra de Jangada revelam que o micro-ônibus estava com problemas mecânicos graves, como a falta de freios, e que seguia para a garagem quando aconteceu o sinistro de trânsito (não é mais acidente de trânsito que se define).

MICRO-ÔNIBUS SEGUIA PARA A GARAGEM DEVIDO AOS PROBLEMAS

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O veículo foi guinchado para a Delegacia de Prazeres, para perícia do Instituto de Criminalística - REPRODUÇÃO
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Micro-ônibus que atropelou e matou fiéis tem dez anos de uso e estava com problemas mecânicos - REPRODUÇÃO
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Micro-ônibus que atropelou e matou fiéis tem dez anos de uso e estava com problemas mecânicos - REPRODUÇÃO

Segundo a denúncia, cujo áudio foi divulgado por familiares das vítimas durante protesto por mais fiscalização do Sistema de Transporte Municipal de Jaboatão dos Guararapes, realizado na manhã desta segunda-feira (01/4), o micro-ônibus já tinha sido colocado para rodar “no tranco”, como se diz popularmente o ato de empurrar o veículo para ligar, e estava apenas com o freio dianteiro. Seguiria para a garagem para passar por reparos.

Confira o estado do ônibus:

“O carro estava travado e foram destravá-lo no terminal para que conseguisse chegar na garagem. Ele estava só com o freio dianteiro, que foi enchido de ar para que conseguisse chegar na garagem. Botaram para rodar no tranco e mandaram ir para a garagem. Ele (o motorista) saiu atrás da procissão e ficou em cima da ladeira esperando. Mas quando ele desceu, o freio não funcionou. O carro baixou o balão de vez e ficou sem freio”, diz o áudio.

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