ATR 72-500: Modelo da VoePass que caiu é usado na rota entre Recife e Fernando de Noronha

O ATR 72-500 é um turboélice bimotor de uso comercial. Diversas companhias aéreas mundo afora utilizam esta aeronave para seus voos

Publicado em 09/08/2024 às 15:56 | Atualizado em 09/08/2024 às 18:14

A aeronave do modelo ATR 72-500, em evidência após queda de avião operado pela VoePass no interior de São Paulo, é usado também por outras companhias.

Em Pernambuco, o turboélice bimotor é utilizado para cumprir a rota diária entre Recife e Fernando de Noronha. Os voos são operados pela Azul Linhas Aéreas.

Não há notícias de acidentes envolvendo esse modelo no trajeto entre a capital pernambucana e o arquipélago.

Quem fabrica o ATR 72-500

O modelo, fabricado pela Avions de Transport Régional, é bastante difundido e é utilizado por diversas companhias aéreas mundo afora.

O avião deste modelo custa em torno de 20 milhões de dólares, tem cumprimento e envergadura de 27 metros e 74 assentos. Pode atingir uma altitude de 1,5 quilômetro.

Houve sobreviventes no avião da VoePass?

A aerovane da VoePass, que caiu no trajeto entre Cascavel-PR e São Paulo, caiu na cidade de Vinhedo, a cerca de 70 quilômetros do destino final.

O avião caiu em um condomínio, atingindo imóveis de um bairro de classe média de Vinhedo.

De acordo com a Prefeitura de Valinhos, nenhuma das 62 pessoas que estavam no voo sobreviveu. Eram 57 passageiros e 4 tripulantes.

Veja nota da VoePass sobre o acidente

"A VOEPASS Linhas Aéreas informa a ocorrência de um acidente envolvendo o voo 2283- avião PS - VPB, nesta sexta-feira, dia 09 de agosto, na região de Vinhedo/SP. A aeronave decolou de Cascavel/PR com destino ao Aeroporto de Guarulhos, com 58 passageiros e 4 tripulantes a bordo.

A VOEPASS acionou todos os meios para apoiar os envolvidos. Não há ainda confirmação de como ocorreu o acidente e nem da situação atual das pessoas que estavam a bordo.

A Companhia está prestando, pelo telefone 0800 9419712, disponível 24h, informações a todos os seus passageiros, familiares e colaboradores.

Estamos à disposição."

Tags

Autor