OPINIÃO

Plano arquitetado por Aras pode enfraquecer investigações da Lava Jato

Aras quer que todas as informações de todas as ações do Ministério Público sejam compartilhadas com os demais procuradores e não apenas com os grupos de procuradores de Curitiba, São Paulo e Rio de Janeiro

Romoaldo de Souza
Cadastrado por
Romoaldo de Souza
Publicado em 16/12/2020 às 9:47
FABIO RODRIGUES POZZEBOM/AGÊNCIA BRASIL
O nome de Aras aguarda aprovação de senadores para a recondução a um segundo mandato à frente do Ministério Público - FOTO: FABIO RODRIGUES POZZEBOM/AGÊNCIA BRASIL

Está em curso um plano arquitetado pelo procurador-geral da República, Augusto Aras, de por um fim nas forças-tarefas da Lava Jato que pode enfraquecer as investigações contra corruptos e corruptores, mas deixará mais transparente o poder dos procuradores.

Aras quer que todas as informações de todas as ações do Ministério Público sejam compartilhadas com os demais procuradores e não apenas com os grupos de procuradores de Curitiba, São Paulo e Rio de Janeiro.

Mas por que isso é bom? Porque as informações poderão servir de subsídios para outras investigações, não apenas da Lava Jato.

Vai ser assim: um banco de dados no Ministério Público vai concentrar o resultado das investigações, qualquer procurador poderá ter acesso, desde que deixe a digital e justifique o porquê de está acessando aquele arquivo.

Uma investigação contra um determinado grupo de pessoas poderá ser abastecida de dados de outras operações e assim poupam-se tempo e dinheiro.

Augusto Aras já anunciou que vai transformar as investigações e entregá-las ao Gaecos (Grupos de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado), em fase de criação.

Se no passado os procuradores de Curitiba agiam como semi-deuses, assim como quem a todos controla pelas informações que detinham, centralizando num só arquivo, os dados passam a ser de todo o Ministério Público e não somente de meia dúzia de iluminados.

Pense nisso!

Comentários

Últimas notícias