Opinião

Quem é mais irresponsável, os pais da criança que Bolsonaro pediu para tirar a máscara, ou o presidente, que faz isso com fins eleitorais?

O dilema é difícil de ser respondido a não ser que você não tenha tomado pé das informações repassadas ontem, na CPI da Covid, no Senado Federal. Confira os destaques de Romoaldo de Souza para esta sexta-feira (25)

Imagem do autor
Cadastrado por

Romoaldo de Souza

Publicado em 25/06/2021 às 6:45 | Atualizado em 25/06/2021 às 6:46
Análise
X

Quem, na sua avaliação, é mais irresponsável? Um pai, uma mãe, que em tempos de pandemia leva uma criança para um comício — mesmo o menino estando usando máscara — ou o político que está fazendo campanha, sem máscara de proteção, que pega a criança no colo e abaixa a máscara da criança para aplauso dos cabos eleitorais?

O dilema é difícil de ser respondido, a não ser que você não tenha tomado pé das informações repassadas ontem, na CPI da Covid, no Senado Federal. O epidemiologista Pedro Hallal, na Universidade Federal de Pelotas (RS), é de que se o governo brasileiro não tivesse sido negligente no enfrentamento da pandemia, pelo menos 400 mil vidas poderiam ter sido salvas, lembrando que pelos números do Ministério da Saúde, o Brasil totaliza 509.141 mortes.

No jogo dos 7 erros, o pesquisador enumerou falhas que poderiam ter sido evitadas no enfrentamento da pandemia:

1. Demora na compra das vacinas
2. Pouca testagem dos brasileiros
3. Promoção de tratamentos ineficazes
4. Falta de liderança e de um comitê de crise, no Ministério da Saúde
5. Falta de comunicação unificada com a população
6. Abordagem clínica equivocada
7. Desestímulo ao uso de máscara

O que significa dizer que não foi somente no ano passado ou no início deste ano que houve negligência das autoridades governamentais. Estou me referindo a ontem, em Pau de Ferros (RN), quando o presidente da República, Jair Bolsonaro (sem partido) promoveu aglomeração, saiu em público sem usar máscara e ainda tirou de uma criança o equipamento de proteção.

É disso que estamos falando.

Pense nisso!

Tags

Autor