Os bastidores da política nacional, com Romoaldo de Souza

Política em Brasília

Por Romoaldo de Souza
Romoaldo de Souza

Justiça Eleitoral não cogita adiar eleições municipais no Rio Grande do Sul

Pacheco diz que maioria dos senadores é contra a reeleição

Cadastrado por

Romoaldo de Souza

Publicado em 20/05/2024 às 20:58
Lula da Silva cumprimenta Ebrahim Raisi pela entrada do Irã no bloco do Brics - Ricardo Stüker/PR

CONDOLÊNCIAS COMEDIDAS
O presidente Lula da Silva (PT) limitou-se, nas redes sociais, a apresentar “condolências aos familiares de todas as vítimas, ao governo e ao povo iraniano”, após ser confirmada a morte do presidente do Irã, Ebrahim Raisi, e do seu chanceler, Hossein Amir Abdollahian.

Fiador da entrada do Irã no bloco comercial do Brics [Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul], Lula destacou que via “como muito importante que o Irã esteja conversando com o mundo árabe e tentando se colocar de acordo com a Arábia Saudita”. Seis meses depois, o Brasil se absteve de votar quando a Organização das Nações Unidas [ONU] pretendia estender investigação sobre crimes de guerra na Ucrânia e sobre a violação de direitos humanos das mulheres iranianas.

ADIAR, POR QUÊ?
O argumento do governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB), defendendo a “viabilidade” do adiamento das eleições municipais do estado, não encontra sustentação jurídica, no Tribunal Superior Eleitoral, nem política, na sociedade.

Ao Globo, Leite lembrou que o estado “está em processo de reconstrução” e que “trocas de governos municipais podem atrapalhar esse processo”. O chefe do Executivo gaúcho sabe que a Justiça Eleitoral considerou “motivo de força maior” a pandemia provocada pelo Covid-19, quando adiou as eleições municipais de 2020. Este ano é diferente.

PREPARADO PARA AS VAIAS

O presidente Lula participa nesta terça-feira (21) da abertura da marcha dos prefeitos a Brasília. De um lado, gestores municipais divididos entre tirar uma foto com Lula para a campanha eleitoral de outubro e do outro, aqueles que sabem que pouco ou quase nada daquilo que for prometido será entregue.

- A vaia é inerente ao homem público, diz um assessor do Palácio do Planalto.

‘¡PASA NADA!’
O governo da Argentina não vai pedir desculpas ao governo espanhol, depois que o presidente Javier Milei chamou de “corrupta” a primeira-dama da Espanha, Begoña Gómez.

CRUZADA CONTRA O ABORTO
A ex-primeira dama Michelle Bolsonaro despertou atenção em uma padaria no Jardim Botânico, em Brasília, quando pediu à atendente que fizesse uma corrente de oração contra decisão do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), que derrubou norma do Conselho Federal de Medicina, restringindo o aborto legal no Brasil.

- Senhor, livrai-nos de todo o mal. Repita comigo, disse Michelle.

MST ABENÇOADO
O líder dos sem terra, João Pedro Stédile, viajou à Itália, se encontrou com o papa Francisco e teve a bandeira do movimento abençoada pelo chefe da Igreja Católica. “Ocupar, produzir, resistir” é o lema dos sem terra.

PENSE NISSO!
O “dataPacheco” informou que “a maioria dos 81 senadores é favorável ao fim da reeleição” para chefes dos Executivos municipal, estadual e federal.

A pergunta do instituto imaginário do presidente do Senado Federal, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), é de que o Congresso deve responder a seguinte pergunta: “a reeleição foi positiva, foi proveitosa?”, segue o senador, “as respostas que escuto é que não. A grande maioria no Senado é favorável ao fim da reeleição”.

Ora, aqui digo eu: a reeleição só interessa ao prefeito, ao governador e ao presidente da República que estiver no poder. A maioria chega para ocupar o cargo já pensando como será sua campanha à reeleição.

Pode chegar para o prefeito da sua cidade, para a governadora e ao presidente Lula todos eles vão dizer “não, nosso compromisso é com o município, com Pernambuco, com o país”. Não duvido. Mas as alianças serão todas elas arquitetadas para dar sustentação ao governo e arregimentar votos para a reeleição.

Eu sou radicalmente contra.
Pense nisso!

Tags

Autor

Veja também

Webstories

últimas

VER MAIS