Alerta destaca insegurança nos transportes públicos de Pernambuco. Foto: Reprodução/Internet
Um alerta emitido pelo Consulado Geral dos Estados Unidos no Recife está chamando a atenção. O comunicado, destinado aos cidadãos americanos, destaca o perigo de andar de transporte público em Pernambuco por conta da violência. No texto, a entidade afirma que, "segundo a mídia, em Pernambuco, especificamente, a atividade criminosa nos transportes públicos é 97,2% maior do que no ano passado". Neste ano,
mais de 1 mil assaltos a ônibus já foram registrados, segundo o Sindicato dos Rodoviários.
Confira o texto traduzido:
"O Consulado Geral dos Estados Unidos em Recife alerta os cidadãos norte-americanos de um aumento da atividade criminosa nos transportes públicos em todos os estados do Nordeste. Segundo a mídia, em Pernambuco, especificamente, a atividade criminosa nos transportes públicos é 97,2 por cento maior do que no ano passado. Os criminosos tipicamente têm como alvo os motoristas de ônibus e passageiros para roubar celulares, carteiras, jóias e bolsas. Reveja seus planos de segurança pessoal, mantenha-se atento ao seu entorno, incluindo eventos locais e monitore as estações de notícias locais para obter atualizações. Esteja atento e tome as medidas apropriadas para melhorar a sua segurança pessoal. O Consulado continuará a acompanhar a situação."
Leia Mais: Ranking da violência, por município, em Pernambuco
SDS cria serviço para localizar celular roubado ou furtado
Ministério Público investiga omissão do Governo de Pernambuco na segurança
Mais de 1 mil assaltos a ônibus foram registrados neste ano, segundo sindicato da categoria. Foto: Diego Nigro/JC imagem
Outro lado
Apesar de o Sindicato dos Rodoviários de Pernambuco afirmar que mais de 1 mil assaltos a ônibus foram registrados neste ano, a Secretaria de Defesa Social (SDS) afirma que as estatísticas são menores. Em janeiro, o órgão contabilizou 199 ocorrências. Em fevereiro, foram 175. Os números de março serão anunciados em 15 de abril.
"A força-tarefa da Polícia Civil, ampliada em fevereiro deste ano para 10 equipes, já contabiliza mais de 40 presos desde 2016, sendo 27 apenas de janeiro para cá. Estão sendo retiradas de circulação pessoas e desbaratadas quadrilhas que ameaçavam a paz dos usuários do transporte público.Um mapeamento das áreas, linhas e horários com maior incidência foi feito, auxiliando o policiamento ostensivo na prevenção das investidas. Pernambuco está entre os estados que mais combatem os assaltos a coletivos", informa nota da SDS.
Leia Mais
Dez equipes de polícia investigam assaltos a ônibus no Grande Recife