Segurança

Polícia conclui menos de 1% das investigações de furto de veículos em Pernambuco

No ano passado, a Polícia Civil registrou 6.213 queixas de furtos de veículos no Estado. Mas, até hoje, só solucionou 35 casos

Raphael Guerra
Cadastrado por
Raphael Guerra
Publicado em 28/07/2020 às 8:23 | Atualizado em 28/07/2020 às 8:37
CORTESIA
INVESTIDA Médico teve os quatro pneus do carro furtados no estacionamento de hospital na Zona Oeste do Recife - FOTO: CORTESIA

O furto dos quatro pneus do carro que pertence a um médico, no estacionamento do Hospital Barão de Lucena, na Zona Oeste do Recife, no último dia 24 de julho, expôs mais uma vez a insegurança que faz parte da rotina dos pernambucanos. Essa modalidade de crime, inclusive, chama a atenção pela baixa taxa de resolução.

No ano passado, a Polícia Civil registrou 6.213 queixas de furtos de veículos em Pernambuco. Mas, até hoje, só conseguiu concluir a investigação de 35 casos. Isso significa que apenas 0,5% do total de inquéritos. E mais: cinco investigações foram encerradas sem apontar o suspeito pelo furto. A taxa é baixíssima e só aumenta a garantia de impunidade para os criminosos.

Os números foram obtidos pela coluna Ronda JC por meio da Lei de Acesso à Informação (LAI). Inicialmente, após o fim do prazo legal, os dados não foram fornecidos pela Polícia Civil. A coluna recorreu à instância superior, que determinou que os números fossem divulgados.

FURTO NO HOSPITAL

O clínico-geral do Hospital Barão de Lucena só percebeu o furto dos pneus do carro após dar um plantão de 12 horas. Na linha de frente do combate à pandemia do novo coronavírus, o médico de 30 anos contou que para ter acesso ao estacionamento, exclusivo aos funcionários, é necessário passar por uma guarita e uma cancela. No entanto, segundo ele, na maioria das vezes a cancela fica aberta.

OUTRAS ESTATÍSTICAS

De acordo com a Secretaria de Defesa Social (SDS), 2.502 furtos de veículos foram registrados no primeiro semestre deste ano. Desse total, 715 casos foram no Recife. Outros 573 na Região Metropolitana. O restante (1.214) foi em municípios do Interior. Estes números podem ser consultados no site oficial da SDS.

LEIA TAMBÉM

Megaoperação para prender membros do PCC no Agreste de Pernambuco

Caso Beatriz: após 55 meses do crime, polícia não soluciona investigação

Comentários

Últimas notícias