Punição

Em Pernambuco, 27 policiais militares foram presos e 35 excluídos no ano passado

Major da PM e policial penal envolvidos em tiroteio que deixou dois mortos em Boa Viagem, no Recife, poderão ser punidos

Raphael Guerra
Cadastrado por
Raphael Guerra
Publicado em 08/09/2020 às 15:01 | Atualizado em 09/09/2020 às 15:35
DAY SANTOS/JC IMAGEM
A prisão do major e do agente penitenciário envolvidos em tiroteio em Boa Viagem foi decretada pela Justiça. - FOTO: DAY SANTOS/JC IMAGEM

A troca de tiros entre um major da Polícia Militar e um policial penal (agente penitenciário), no bairro de Boa Viagem, na Zona Sul do Recife, no último sábado (05), traz à tona a necessidade de punições severas para os servidores da segurança pública que cometem excessos durante ou fora do expediente.

Somente no ano passado, 27 policiais militares foram presos por irregularidades. Outros 35 foram excluídos e 12 foram licenciados da corporação. Os dados da Corregedoria da Secretaria de Defesa Social (SDS) foram obtidos pela coluna Ronda JC por meio da Lei de Acesso à Informação (LAI).

Um procedimento administrativo disciplinar foi instaurado pela SDS para apurar a conduta do major José Dinamérico Barbosa da Silva Filho e do policial penal Ricardo de Queiroz Costa. Ao final das investigações, a SDS decidirá sobre as penalidades administrativas para os dois servidores.

Em paralelo, a Justiça de Pernambuco determinou a prisão preventiva dos dois. Eles seguem internados sob custódia da polícia.

Segundo a Polícia Civil, ao receberem alta, os suspeitos serão encaminhados ao Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), no Cordeiro, Zona Oeste do Recife, para prestar depoimento. De lá, o PM deve ser encaminhado ao Centro de Reeducação da Polícia Militar (Creed), em Abreu e Lima, enquanto o policial penal deve ir para o Centro de Triagem (Cotel), no mesmo município.

O inquérito policial está sendo conduzido pelo delegado Francisco Océlio, do DHPP. A coluna tentou contato com ele, mas as ligações não foram atendidas.

COMO OCORREU

A confusão aconteceu no Bar do Primo, localizado na Rua Professor José Brandão. Houve uma discussão entre o major da PM e o policial penal, dando início ao tiroteio. Ambos ficaram feridos. Pelo menos sete viaturas foram enviadas ao local. Policiais do 19º Batalhão apreenderam, no bar, três pistolas, quatro carregadores de pistolas e 39 balas (24 munições de calibre 9 mm e 15 de calibre 380).

Na ocorrência, sete pessoas foram atingidas pelos disparos. Um homem faleceu no local e outro veio a óbito em uma unidade hospitalar, para onde foi socorrido. Os mortos eram clientes do bar e, segundo testemunhas, não estavam envolvidos na briga. Eles foram o corretor Ekel de Castro Pires, 62 anos, e o empresário Cláudio Bezerra Bandeira de Melo Sobrinho, 57.

Outras cinco pessoas, incluindo os suspeitos de efetuarem os disparos, foram hospitalizadas em unidade de saúde do Recife. A situação de uma das vítimas feridas é considerada muito grave

Comentários

Últimas notícias