O secretário-executivo de Defesa Social, Humberto Freire, afirmou, nesta segunda-feira (28), que "qualquer excesso de violência policial será coibido com veemência". A resposta foi dada ao ser questionado pela coluna Ronda JC sobre o vídeo em que dois policiais militares aparecem dando tapas no rosto de um jovem na praça da Cohab-1, em Palmares, Mata Sul do Estado. As imagens circularam nesse domingo (27) nas redes sociais e causaram repúdio da Ordem dos Advogados do Brasil - seccional Pernambuco (OAB-PE).
"A Corregedoria da SDS tem feito um trabalho intenso. A SDS não compactua com esse tipo de violência. O caso registrado em Palmares vai ser apurado. Vale lembrar que, recentemente, em um só ato, o secretário (Antônio de Pádua) puniu mais de 20 policiais", disse Freire. A entrevista completa dada à coluna será publicada nesta terça-feira (29).
De acordo com a Polícia Militar, a abordagem feita pelos policiais do 10º Batalhão ocorreu devido a denúncias de som alto no local. "Com base em um abaixo assinado de moradores reclamando dos transtornos provocados por um bar, enviado ao Ministério Público, que o encaminhou para o 10º BPM, policiais militares do Batalhão foram acionados para ir ao local, na praça da Cohab-1, em Palmares. Ao chegar, determinaram que o som fosse baixado e vários jovens começaram a gritar e insultar de forma generalizada o efetivo. Após várias abordagens a situação foi controlada", explicou, em nota, divulgada nesse domingo.
A Polícia Militar ainda destacou que o vídeo "está sendo analisado e devidamente apurado pelo 10º BPM, o qual já instaurou o devido procedimento investigativo legal, para avaliar as circunstâncias do fato e atribuir responsabilidades".
Comentários