VIOLÊNCIA

Sequência de assassinatos leva medo à cidade de São Joaquim do Monte, Agreste de Pernambuco

Município não havia registrado mortes nos quatro primeiros meses do ano. Mas, em 14 dias, cinco pessoas foram executadas

Imagem do autor
Cadastrado por

Raphael Guerra

Publicado em 20/06/2021 às 8:00 | Atualizado em 20/06/2021 às 8:41
Notícia
X

O município de São Joaquim do Monte, no Agreste de Pernambuco, tem pouco mais de 21 mil habitantes. E é considerado um lugar tranquilo de se viver. Mas a paz dos moradores está abalada desde o início do mês de maio, quando começou uma sequência de assassinatos. Para se ter uma ideia, nenhum homicídio foi registrado de 1º de janeiro até 1º de maio. Mas a realidade mudou logo. Em apenas 14 dias, foram cinco mortes violentas, segundo dados da Secretaria de Defesa Social (SDS). A ação de grupos criminosos, ligados ao tráfico de drogas, pode ter relação com os dias de terror. 

O primeiro homicídio do ano em São Joaquim do Monte ocorreu em 02 de maio. A vítima foi um jovem de 19 anos. Já no dia 10, outro homem de 28 anos foi executado. Dois dias depois, mais um crime. Desta vez, a vítima foi Aldair Silvino da Silva, de 18 anos. Segundo testemunhas, ele estava um bar, próximo a uma mesa de sinuca, quando o assassino se aproximou, atirou nele e fugiu. 

No dia 16 de maio, ou seja, quatro dias depois, mais dois homens foram mortos (em lugares diferentes). Uma das vítimas foi identificada como Vanduir José da Silva. O agricultor também estava em um bar, onde foi morto a tiros por dois homens que estavam em uma moto. 

Procurada pela coluna Ronda JC, a Secretaria de Defesa Social (SDS) reconheceu que o cenário é preocupante no município. "Na contramão do Estado e do Agreste como um todo, que apresentaram reduções nos homicídios no mês de maio e também no acumulado de 2021, o município de São Joaquim do Monte registrou aumento nos Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLIs) no mês específico."

ARTES JC
Raio X são joaquim do monte _web - ARTES JC

Sobre as investigações dos assassinatos, a SDS destacou que "duas mortes já tiveram inquéritos policiais concluídos, com indicação de autoria, e devidamente remetidos à Justiça. Desses, um suspeito já está preso e, na outra ocorrência, a polícia aguarda expedição do mandado judicial para efetuar a prisão. As outras três mortes estão em fase avançada de investigações, inclusive com indicativo de autoria. E, em relação ao demais casos, os trabalhos investigativos prosseguem visando a conclusão e a prisão de seus autores". 

COMBATE AO TRÁFICO

A SDS, também em nota, afirmou que, em atuação conjunta com a Polícia Civil, a Polícia Militar "deflagrou operações visando desarticular grupos criminosos e estabelecer a tranquilidade em territórios do município". Uma operação resultou na prisão de três suspeitos de tráfico de drogas, com apreensão de arma ilegal (revólver calibre .38), pedras de crack (102 pedras), maconha (100 papelotes), balança de precisão e dinheiro em espécie (R$ 1.200,00). "Um desses detidos é suspeito de um dos homicídios do mês passado. O policiamento ostensivo também foi reforçado e, depois do dia 15 de maio, não houve mais CVLIs no município", concluiu a nota. 

 

 

Tags

Autor