PERIGO

Pesquisador pede interdição de trechos de praias por risco de ataque de tubarão no Grande Recife

Laudo técnico de professor da UFRPE foi encaminhado para avaliação do Comitê Estadual de Monitoramento de Incidentes com Tubarões (Cemit)

Imagem do autor
Cadastrado por

Raphael Guerra

Publicado em 20/07/2021 às 6:30 | Atualizado em 26/07/2021 às 18:43
Notícia
X

O professor Jonas Rodrigues, da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), um dos principais pesquisadores sobre incidentes com tubarão no Estado, encaminhou um laudo técnico ao Comitê Estadual de Monitoramento de Incidentes com Tubarões (Cemit) recomendando que trechos das praias do Grande Recife sejam fechados temporariamente, por tempo indeterminado, por causa do risco de novos ataques com tubarões. A coluna Ronda JC teve acesso à íntegra do documento, com cinco páginas. 

No último dia 10 de julho, o auxiliar de serviços gerais Marcelo Costa Santos, 51 anos, morreu após ser mordido no mar, na altura da igrejinha de Piedade, em Jaboatão dos Guararapes

"Trata-se de uma medida que requer cautela. Mas é uma das soluções mais eficazes no momento. A medida precisa ser avaliada para ser colocada em prática nas áreas de maior risco", pontuou Rodrigues, à coluna.

O pesquisador confeccionou o laudo, junto ao Instituto de Medicina Legal (IML), confirmando que o auxiliar de serviços gerais foi vítima de incidente com tubarão. No relatório, a partir da análise da mordida, Jonas destacou possíveis características do animal, como o comprimento de 2,6 metros. E a espécie, que seria tigre (a mais comum no Estado).

Jonas Rodrigues ainda recomendou reforço na sinalização das áreas onde ocorrem os incidentes em Pernambuco, com bandeirolas graduadas em cores, variando de acordo com maior ou menor grau de risco.

Procurada, a assessoria da Secretaria de Defesa Social (SDS), que responde pelo Cemit, não comentou a recomendação do especialista. Disse apenas que o Cemit "realizou reunião extraordinária na quarta-feira (14) para atestar a causa da morte ocorrida na praia de Piedade no dia 10 deste mês, e assim incluir o caso nas estatísticas de incidentes com tubarões no continente. O laudo do IML atesta a causa da morte em decorrência do ataque ou, quando a vítima sai com vida, se as lesões são características de ataque de tubarão".

PUNIÇÃO

Desde 2014, a ampliação de um decreto estadual prevê a detenção para os banhistas que se recusam a sair do mar, em áreas de risco, além da proibição de práticas de esportes aquáticos de mergulho, natação, atividades náuticas e aquáticas similares. Quem não atender ao pedido do efetivo do Corpo de Bombeiros, por exemplo, pode ser detido e encaminhado à delegacia.

Lá, assinará um TCO (termo circunstanciado de ocorrência) pelos crimes de desobediência, desacato ou resistência. A detenção caberá à Polícia Militar. Ainda haverá a apreensão de pranchas, embarcações miúdas e outros equipamentos usados para a prática das atividades proibidas.

ESTATÍSTICAS

O Estado já registrou 67 incidentes com tubarão (incluindo os casos em Fernando de Noronha), desde 1992. Do total de vítimas, 26 morreram. O número já está atualizado com o novo caso registrado no dia 10.

THIAGO LUCAS/ ARTES JC
Tubarão em Pernambuco - THIAGO LUCAS/ ARTES JC

Tags

Autor