VIOLÊNCIA

Pernambuco tem aumento de 23% nos feminicídios neste ano. É preciso denunciar

Em dez meses, segundo a SDS, pelo menos 74 mulheres foram mortas vítimas desse tipo de crime.

Imagem do autor
Cadastrado por

Raphael Guerra

Publicado em 17/11/2021 às 6:30
Notícia
X

Apesar das constantes campanhas de conscientização pelo fim da violência contra a mulher, Pernambuco deve fechar o ano com aumento considerável dos casos de feminicídios. Entre janeiro e outubro deste ano, 74 mulheres foram vítimas desse tipo de crime. No mesmo período de 2020, foram 60 casos. O aumento é de 23,3%, segundo estatísticas reveladas ontem pela Secretaria de Defesa Social (SDS).

Somente no mês passado, seis casos de feminicídios foram contabilizados. Dois deles no Cabo de Santo Agostinho, município do Grande Recife que vem desafiando a polícia por causa da série de mortes violentas que vem ocorrendo nos últimos meses por causa da guerra entre facções.

No dia 02 daquele mês, uma mulher de 50 anos foi assassinada com um tiro no quintal da casa, no Engenho Serraria, zona rural do Cabo. Uma cruz foi fixada ao lado do corpo. Os sapatos da vítima ficaram ao lado. No dia seguinte, o marido dela foi morto a tiros. A polícia classificou a morte da mulher como feminicídio. Mas não revelou detalhes do caso.

No dia seguinte, outra mulher de 36 anos foi morta a facadas após recusar a investida de um homem com quem bebia no bairro de São Francisco, também no Cabo de Santo Agostinho. A relação entre a vítima e o assassino não foi divulgada à época.

ARTES JC
Feminicídios 2021 - ARTES JC

O número de queixas de mulheres que procuram as delegacias para denunciar qualquer tipo de violência ou ameaça praticada por companheiros ou ex-companheiros também cresceu neste ano. Em dez meses, foram 34.240 casos. Cem a mais do mesmo no mesmo período de 2020.

A orientação da Polícia Civil é que na primeira ameaça ou agressão sofrida, a vítima já procure a delegacia mais próxima para registrar queixa. A Secretaria Estadual da Mulher também conta com um número para orientações e pedido de ajuda: 0800-281-8187. A ligação é gratuita.

Diante do aumento de casos de violência, a vice-governadora, Luciana Santos, assinou, na semana passada, projeto de lei para criação de três novas delegacias da Mulher nos municípios de Arcoverde (Sertão do Moxotó), Palmares (Mata Sul) e Olinda (Grande Recife). O projeto foi encaminhado para a Assembleia Legislativa de Pernambuco. Atualmente, o Estado conta com 11 unidades especializadas. Apenas a que fica em Santo Amaro, área central do Recife, funciona 24 horas.

HOMICÍDIOS

A SDS anunciou, ontem, que 266 pessoas foram assassinadas no Estado no mês de outubro. Foram 62 vítimas a menos em comparação ao mesmo período de 2020. No acumulado do ano, o Estado soma 2.769 mortes violentas. A redução é de 12,5% em relação a 2020.

"A Área Integrada de Segurança (AIS) de Salgueiro, por exemplo, não registra homicídios há mais de 6 meses. São sete municípios (Cedro, Mirandiba, Parnamirim, Salgueiro, Serrita, Terra Nova e Verdejante) de uma região historicamente violenta com prolongado período sem vidas perdidas para o crime", destacou, em nota, o secretário de Defesa Social, Humberto Freire.

 

Tags

Autor