INVESTIGAÇÃO

Após 5 dias, Paulo Câmara lamenta morte de menino em Barreiros, Mata Sul de Pernambuco

Governador afirmou, no Twitter, que repudia toda forma de violência. E que investigações estão avançadas para elucidar o crime.

Imagem do autor
Cadastrado por

Raphael Guerra

Publicado em 15/02/2022 às 18:39 | Atualizado em 15/02/2022 às 19:12
Notícia
X

Cinco dias após o assassinato do menino Jonathas Oliveira, de 9 anos, no Engenho Roncadorzinho, em Barreiros, na Mata Sul de Pernambuco, - e após críticas pelo silêncio - o governador Paulo Câmara usou o Twitter para comentar o caso. Em uma breve mensagem, ele afirmou que repudia toda forma de violência. Também disse que as investigações estão avançadas para esclarecer o crime.

"Conversei com o secretário de Defesa Social, Humberto Freire, sobre o caso do menino Jonatas Oliveira, de nove anos, assassinado em Barreiros, na Mata Sul, na semana passada. O secretário informou que as investigações, chefiadas pelo delegado especial Marcelo Queiroz estão avançadas para identificar e punir os criminosos e apresentar as motivações de tamanha covardia. Repudiamos toda forma de violência, sobretudo contra crianças", declarou, na mensagem. 

A publicação ocorre em meio a compromissos partidários do governador, que está em Brasília.

Jonathas foi assassinado a tiros depois de ter a casa invadida por homens encapuzados e fortemente armados na noite da última quinta-feira. O pai dele, que presidente de uma associação de moradores no Engenho Roncadorzinho, onde há um conflito agrário há anos, também foi baleado de raspão no ombro.

Nessa segunda-feira (14), a polícia colheu os depoimentos dos pais da criança. Já nesta terça (15), outros depoimentos foram colhidos. Também houve reunião do promotor de Justiça de Barreiros, Júlio César Elihimas, com o delegado da cidade, Thomas Nascimento, para cobrar detalhes de como estão as investigações do crime. 

REFORÇO POLICIAL

Nesta quarta-feira (16), o promotor convocou nova reunião, com a participação do delegado de Homicídios de Palmares, Marcelo Queiroz, à frente das investigações. A Polícia Militar também foi convocada. "Vou propor à PM que faça rondas quatro vezes ao dia no Engenho para garantir a proteção das famílias que vivem lá. Todos estão amedrontado pelo que ocorreu", afirmou o promotor à coluna Ronda JC

CONFLITO AGRÁRIO

No Engenho Roncadorzinho, vivem mais de 70 famílias agricultoras - cerca de 400 pessoas. A ocupação ocorreu, há 22 anos, após a falência das usinas onde elas trabalhavam ou eram credoras.

Segundo a Comissão Pastoral da Terra (CPT), que há anos acompanha a situação dessas famílias, há 10 anos a Agropecuária Javari arrendou o engenho e iniciou o plantio e colheita de cana-de-açúcar. Anos mais tarde, começaram os conflitos, porque a Javari entrou na Justiça para que ocorresse o despejo dessas famílias.

"Nos últimos anos, a comunidade vem sofrendo diversas ameaças e violências promovidas por empresas que exploram economicamente a área, com intimidações, destruição de lavouras e com contaminação das fontes de água e cacimbas do imóvel por meio da aplicação direcionada e criminosa de agrotóxico de alta toxidade", informou a Federação dos Trabalhadores na Agricultura de Pernambuco (Fetape).

Em outubro de 2021, o Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) remeteu o processo para a Vara de Conciliação. Ainda não houve mediação entre as partes. A coluna procurou a assessoria do TJPE para saber mais detalhes, e ainda aguarda uma resposta.

"Os casos de violência contra a comunidade vêm sendo denunciados pela Fetape e pela CPT há vários meses, sem que medidas efetivas sejam tomadas por parte do Estado para solucionar a tensão e a violência no local", denunciou a CPT, em texto divulgado nas redes sociais.

A coluna não conseguiu contato com representantes da Agropecuária Javari.

MEDIDAS DE PROTEÇÃO À FAMÍLIA

Em nota, a Secretaria de Justiça e Direitos Humanos (SJDH) informou que, nesta terça-feira (15), uma equipe do Programa Estadual de Proteção aos Defensores dos Direitos Humanos (PEPDDH) esteve no Engenho Roncadorzinho, em Barreiros, onde, numa escura humanizada, colocou à disposição da família da criança vítima de crime letal a proteção provisória, "porém a resposta ainda não foi positiva. A equipe seguirá com os serviços de apoio jurídico, atendimento psicossocial e o acompanhamento das investigações".

"A secretaria reitera a soma de esforços com as demais secretarias estaduais, Ministério Público de Pernambuco (MPPE), Poder Judiciário e entidades da Sociedade Civil com a finalidade de desenvolver uma resolução pacífica para os conflitos agrários, atuando na perspectiva de proteger as comunidades vulneráveis e garantir os direitos humanos.", diz o texto. 

 

Tags

Autor