SEGURANÇA

Líder do PCC é transferido de Pernambuco para presídio em Brasília

Um dos criminosos mais procurados do Brasil, Valdeci Alves dos Santos foi capturado na cidade de Salgueiro no último dia 16 de abril

Imagem do autor
Cadastrado por

Raphael Guerra

Publicado em 26/04/2022 às 19:30 | Atualizado em 11/07/2023 às 19:46
Notícia
X

O presidiário Valdeci Alves dos Santos, de 50 anos, foi transferido do Centro de Observação e Triagem (Cotel), em Abreu e Lima, no Grande Recife, para a Penitenciária Federal de Brasília. Ele é apontado como um dos líderes do Primeiro Comando da Capital (PCC), a maior facção do Brasil.

A transferência de Colorido, como é conhecido o número 2 do PCC, foi confirmada nesta terça-feira (26) pela Secretaria Executiva de Ressocialização (Seres) à coluna Ronda JC.

Valdeci Alves foi preso no município de Salgueiro, no Sertão de Pernambuco, no último dia 16 de abril. Ele estava foragido desde agosto de 2014, quando deixou o Centro de Progressão Penitenciária de Valparaíso, em São Paulo, numa saída temporária. Desde então, vinha sendo procurado pela Polícia Federal.

O serviço de inteligência da PF alertou que Valdeci estaria no Brasil desde fevereiro. Ele era um dos criminosos mais procurados do País, segundo lista criada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública.

De acordo com o Ministério Público de São Paulo(MP-SP), Valdeci viveu refugiado na Bolívia, negociando cocaína em nome da facção, para envio ao Brasil.Ele era responsável pela logística do tráfico feito em nome do grupo.

Em setembro de 2020, Colorido e Odair Lopes Mazzi Júnior, 39, conhecido como Vini ou Argentina, foram denunciados pelo MP-SP na Operação Shark por associação a organização criminosa e lavagem de dinheiro.

QUEM É COLORIDO?

Valdeci Alves dos Santos nasceu na cidade de Espinosa (MG), em 4 de fevereiro de 1972. De acordo com as investigações, ele era apontado como o responsável pelo fornecimento de drogas para os Estados da região Sudeste do País.

Colorido atuava ao lado de Marcos Roberto de Almeida, 51 anos, conhecido como Tuta, no comando da facção.  A prisão dele, em Salgueiro, ocorreu por crimes de tráfico de drogas, organização criminosa e lavagem de dinheiro.

COMO FOI A CAPTURA DE COLORIDO?

Valdeci foi preso por conta de uma ação de inteligência operada pela Força-Tarefa de Mossoró/RN, GISE/Cascavel, Delegacia de Ponta Porã e Delepat/SRRN. Após a captura, o preso foi encaminhado à unidade da Polícia Federal para os procedimentos de praxe.

"O flagrante foi realizado durante a abordagem a uma caminhonete de luxo no Km 23 da rodovia. O passageiro do veículo apresentou um documento com indícios de falsificação, o que chamou a atenção dos policiais", disse a PRF em nota.

No dia seguinte à prisão, Colorido foi encaminhado para o Cotel, onde permaneceu até a semana passada.

Tags

Autor