JUSTIÇA

CASO MIGUEL: "Era para ser pena máxima", diz Mirtes sobre condenação de Sarí Corte Real

Mirtes Renata, mãe de Miguel, teve acesso a detalhes da sentença que foi anunciada nessa terça-feira (31)

Imagem do autor
Cadastrado por

Raphael Guerra

Publicado em 01/06/2022 às 19:08 | Atualizado em 01/06/2022 às 20:44
Notícia
X

Mirtes Renata, mãe do menino Miguel Otávio de Santana, de 5 anos, teve acesso, nesta quarta-feira (1º), à íntegra da sentença que condenou a ex-patroa, Sarí Mariana Costa Gaspar Corte Real, a oito anos e seis meses de prisão pelo crime de abandono de incapaz com resultado morte.

Em entrevista à imprensa, Mirtes afirmou que não ficou satisfeita com a pena determinada pelo juiz José Renato Bizerra, titular da 1ª Vara dos Crimes contra a Criança e o Adolescente da Capital.

"Por mim, seria prisão perpétua. Era para ter a pena máxima, que é de 12 anos de prisão. O que também não me deixou satisfeita é que ela pode recorrer em liberdade. Está na lei, mas a lei não é para todos. Essa sentença é parte da nossa vitória. Sarí cometeu um crime. Tem que estar atrás das grades", afirmou.

Os advogados que representam Mirtes já indicaram que vão recorrer da sentença para aumentar a pena. O Ministério Público de Pernambuco (MPPE) foi procurado pela coluna Ronda JC, mas a assessoria informou que o promotor de Justiça Humberto Graça não iria se pronunciar sobre a sentença. 

Mirtes também informou que fará um ato, nesta quinta-feira (02), em memória de Miguel - quando a morte dele completa dois anos. O ato será na Avenida Conde da Boa Vista, área central do Recife. "Será por volta das 6h30, na Ponte de Ferro. Vamos fazer uma homenagem e continuar cobrando por justiça. A luta não acabou", disse. 

Sarí Corte Real é apontada como responsável por deixar Miguel sozinho no elevador de um prédio de luxo, na área central do Recife, há quase dois anos. A criança, que procurava a mãe, caiu do nono andar e morreu.

O juiz decidiu que a acusada deverá iniciar o cumprimento da pena em regime fechado. Entretanto, conforme previsto pelo artigo 387, parágrafo único, do Código de Processo Penal, Sarí tem o direito de recorrer em liberdade até o final de todos os recursos. 

"A gente vai recorrer da sentença e esperar que o Tribunal de Justiça reforme a condenação. É tudo o que posso dizer no momento", disse o advogado Pedro Avelino, responsável pela defesa de Sarí.

O CASO

Miguel morreu na tarde de 02 de junho de 2020. Depois de a mãe descer com o cachorro da patroa, o filho correu para pegar o elevador e ir atrás de Mirtes. Sarí chegou a ir até o garoto e conversou com ele. Depois de algumas tentativas, ela apertou o botão da cobertura, antes de deixar a criança sozinha no elevador - segundo imagens de câmeras de segurança periciadas pelo Instituto de Criminalística.

Ao sair do equipamento, no nono andar, o menino passou por uma porta corta-fogo, que dá acesso a um corredor. No local, ele escala uma janela de 1,20 m de altura e chega a uma área onde ficam os condensadores de ar. É desse local que Miguel cai, de uma altura de 35 metros.

Sarí Corte Real é esposa do ex-prefeito de Tamandaré Sérgio Hacker (PSB). Na época do caso, Mirtes e a avó de Miguel trabalhavam na casa do então prefeito, mas recebiam como funcionárias da prefeitura. A informação foi revelada pelo JC.

Após a denúncia, o MPPE instaurou uma investigação, descobriu que outra empregada doméstica da família também era funcionária fantasma da prefeitura, e a Justiça determinou o bloqueio parcial dos bens de Hacker.

O MPPE descobriu ainda que a mãe e a avó de Miguel ganhavam até gratificação por produtividade, mesmo sem trabalharem na prefeitura, como revelou documento obtido pela coluna Ronda JC.

Tags

Autor