SEGURANÇA PÚBLICA

Concurso da Polícia Militar: Em Pernambuco, há déficit de mais de 10 mil profissionais

Editais com vagas para as polícias Militar, Civil e Científica e para o Corpo de Bombeiros serão lançados em breve

Raphael Guerra
Cadastrado por
Raphael Guerra
Publicado em 20/06/2022 às 20:22
PMPE/DIVULGAÇÃO
Deputado tenta antecipar pagamento para militares, mas relator do projeto diz que pedido é inconstitucional - FOTO: PMPE/DIVULGAÇÃO
Leitura:

A notícia de que o governo de Pernambuco vai lançar, no segundo semestre, editais de concurso para a área da segurança pública deixou muita gente que está estudando surpresa e motivada. A promessa é de abrir vagas para as polícias Civil, Militar e Científica (peritos, auxiliares de peritos) e também para o Corpo de Bombeiros.

O número de vagas para cada cargo ainda não foi divulgado, mas há um déficit grande em Pernambuco. Levantamento da Associação de Cabos e Soldados do Estado aponta que faltam mais de 10 mil militares para preencher o mínimo necessário para garantir a segurança da população que vive em Pernambuco.

Segundo o presidente da associação, Luiz Torres, o ideal é que o Estado contasse com o efetivo de 27.670 policiais militares. Mas atualmente são 16.253. 

"Desse total, tiramos em torno de 10% que estão de férias e com problemas médicos e particulares. Ficam em torno de 14.800", destaca Luiz Torres.

O QUE SE SABE SOBRE O NOVO CONCURSO?

A confirmação de novo concurso para as polícias foi feita pela Secretaria de Defesa Social (SDS) no último dia 13 de junho. 

"No momento, as secretarias de Defesa Social e Administração estão desenvolvendo estudos de necessidade de quadros, assim como o planejamento das academias de polícia para receber alunos", informou a pasta à coluna Ronda JC.

Uma das novidades que podem ser anunciadas em breve é a idade máxima para os candidatos às vagas de soldado da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros. Há um indicativo - em estudo - para que pessoas com até 30 anos possam ingressar nas corporações, caso aprovadas nos concursos.

No começo do mês, durante a cerimônia de formatura de 38 delegados de Polícia Civil, 62 peritos papiloscopistas e 21 auxiliares de perito criminal, no auditório da Escola Judicial de Pernambuco (Esmape), na Ilha Joana Bezerra, área central do Recife, o secretário de Defesa Social, Humberto Freire, também sinalizou para as novas vagas.

"Nos últimos anos, tivemos o ingresso de mais de 8 mil profissionais da área da segurança. Isso é um movimento que permanece, com o anúncio de novos concursos para as forças de segurança", disse, na ocasião.

Comentários

Últimas notícias