SEGURANÇA

Uso de câmeras na farda da Polícia Militar de Pernambuco vai virar realidade

Licitação para aquisição das câmeras corporais finalmente foi concluída. Em breve, ações policiais serão monitoradas

Imagem do autor
Cadastrado por

Raphael Guerra

Publicado em 07/07/2022 às 17:48
Notícia
X

O uso de câmeras nas fardas dos policiais militares de Pernambuco está mais próximo. Finalmente, após tantas previsões, a licitação para aquisição dos equipamentos corporais - também conhecidos como bodycams - foi concluída. 

As câmeras estão sendo adquiridas como forma de contribuir para identificar possíveis excessos cometidos pelas polícias durante as abordagens. Ao mesmo tempo, os equipamentos contribuem para esclarecer falsas denúncias de violência policial. 

A Polícia Militar informou que agora está em "fase de deliberações administrativas para empenhamento e autorização do pedido de ordem de fornecimento destes equipamentos, para a empresa vencedora do certame".

A corporação não divulgou a data que os PMs começarão a usar os equipamentos corporais, mas a expectativa é de que isso ocorra ainda neste segundo semestre. 

Ao todo, 187 câmeras, incluindo 10 estações computadorizadas e 196 baterias sobressalentes, foram adquiridas para uso da Polícia Militar.

O primeiro batalhão a usá-las será o 17º BPM (com sede em Paulista, no Grande Recife). Lá, haverá uma sala de bodycam no batalhão para guarda, carregamento dos equipamentos e armazenamento de imagens e em treinamento do efetivo.

Além das imagens, as bodycams também gravam sons. Tudo é armazenado em tempo real na nuvem, diminuindo a quase zero o risco de perda de provas. A transmissão pode ser realizada automaticamente para uma central.

ARTES JC
bodycams - ARTES JC

CÂMERAS TRAZEM RESULTADOS ANIMADORES

O Estado de São Paulo adotou as bodycams há mais de um ano. E houve redução significativa de mortes em ações policiais, a partir da criação do programa Olho Vivo. O levantamento realizado pelo portal UOL, mostrou que houve redução na letalidade policial em 19 dos 131 batalhões da PM paulista.

Entre os meses de junho de 2021 e maio deste ano, 41 pessoas foram mortas nessas ações. Já entre junho de 2020 e maio de 2021, foram 207 registros. A queda é de 80%.

No final do mês de maio, policiais militares do Rio de Janeiro também começaram a usar câmeras nas fardas. 

 

Tags

Autor