Pernambuco segue registrando aumento no número de roubo de veículos. No último mês de setembro, pelo 17º mês consecutivo, a polícia observou crescimento dessa modalidade criminosa. Ao todo, 836 queixas foram registradas nas delegacias. No mesmo período de 2021, foram 737 casos. O aumento foi de 13,43%.
No acumulado de 2022, de janeiro a setembro, o Estado já somou 8.227 queixas de roubo de veículos. Foram 1.045 registros a mais do que o mesmo período do ano passado. O crescimento foi de 14,55%.
Do total de queixas neste ano, cerca de 24% estão concentradas na capital pernambucana (1.965). Em segundo lugar no ranking, aparece o município de Caruaru, no Agreste pernambucano. Lá, 619 queixas de roubos de veículos foram registradas de janeiro e setembro de 2022.
Em recente entrevista à coluna Ronda JC, o delegado Diego Acioli, titular da Delegacia de Repressão aos Roubos e Furtos de Veículos, falou sobre o trabalho que vem sendo realizado pela polícia para desarticular as organizações criminosas.
"A gente conseguiu detectar que o grande foco nessa modalidade de crime é a Mata Norte do Estado. Temos criminosos que praticam atos na capital e Região Metropolitana e, através da BR-408, eles conseguem fugir para a Mata Norte. Na região, os veículos são, muitas vezes, desmontados, adulterados e mandados para fora do Estado", disse.
"Existe uma dificuldade muito grande quando esses veículos são levados para outros Estados. Por isso, nós contamos com apoio de outras unidades, através de trocas de informações e diligências em conjunto. Há também o apoio da PRF (Polícia Rodoviária Federal)", completou.
O delegado disse ainda que os ferros-velhos também estão recebendo atenção da polícia, porque as peças dos veículos roubados são vendidas para os proprietários desses estabelecimentos.
A polícia reforçou que as vítimas que tiverem os carros roubados devem ligar imediatamente para o número 190. E, na sequência, procurar a delegacia para registrar a queixa.
Comentários