MAIS VAGAS

Coren-PE solicita criação de novos cargos para concurso na área de segurança em Pernambuco

Governo de Pernambuco autorizou novo concurso com 4.741 vagas para a segurança pública

Imagem do autor
Cadastrado por

Raphael Guerra

Publicado em 18/10/2022 às 18:27
Notícia
X

Enquanto o governo de Pernambuco não bate o martelo e lança os prometidos editais de concursos para as polícias Civil, Militar e Científica e do Corpo de Bombeiros, o Conselho Regional de Enfermagem de Pernambuco (Coren-PE) vai enviar, nos próximos dias, documento solicitando a inclusão de dois novos cargos no edital.

O Coren-PE pretende que sejam abertas vagas para enfermeiro forense e perito criminal na área de enfermagem, ambos ligados à Polícia Científica de Pernambuco. O texto que será entregue ao poder executivo traz informações de um levantamento realizado pela Comissão Estadual de Enfermagem Forense (CEEF) do Coren-PE, que aponta a importância da inclusão desses profissionais de forma efetiva no setor da segurança pública estadual.

Um dos trechos do documento detalha que, “cabe ao enfermeiro forense o exame e tratamento de vítimas de estupro e de vítimas de violência doméstica. Ele faz o exame físico com coleta de evidências, documentação completa da ocorrência e dos achados, preservação das evidências, tratamento físico e assistência psicológica à vítima, além do encaminhamento para serviços especiais e serviço médico quando necessário. Também presta assistência aos ofensores quando necessário”.

“O enfermeiro forense contribui com a humanização nos centros de criminalística e medicina legal, pois traz o atendimento humanizado para as vítimas ou para os familiares, em caso de morte. Ele deve executar o acolhimento, atender a identificação e o diagnóstico, além de orientar e promover os encaminhamentos apropriados especiais, garantindo a coleta e preservação dos vestígios, que muitas vezes não precisaria aguardar um profissional médico para fazer isso”, ressalta a coordenadora da CEEF, Carmela Alencar.

O documento solicitando a inclusão dos dois novos cargos na Polícia Científica de Pernambuco também será encaminhado à Secretaria Estadual de Administração e à Secretaria de Defesa Social (SDS).

O QUE JÁ SE SABE SOBRE OS CONCURSOS DAS POLÍCIAS EM PERNAMBUCO

No dia 08 de setembro, o governador de Pernambuco, Paulo Câmara, autorizou a realização de novo concurso com 4.741 vagas para a segurança pública, reforçando as polícias Militar, Civil, Científica e Corpo de Bombeiros Militar.

Serão selecionados:

2.400 praças e 180 oficiais para a Polícia Militar

400 praças para o Corpo de Bombeiros

1.200 agentes

300 escrivães

50 peritos papiloscopistas

47 delegados para Polícia Civil

50 peritos criminais

50 médicos legistas

60 agentes de medicina legal

4 agentes de perícia criminal para a polícia científica

Ainda não há prazo, no entanto, da data que os editais serão lançados, mas há urgência por causa do déficit de profissionais de segurança em Pernambuco. 

Atualmente, segundo a Polícia Militar de Pernambuco, faltam 10.950 profissionais na corporação. O ideal seriam ter 27.672 PMs na ativa, mas só há 16.722. Os dados foram atualizados em julho de 2022.

IDADE MÁXIMA PARA CONCURSO DA POLÍCIA MILITAR

Uma das novidades que podem ser anunciadas em breve é a idade máxima para os candidatos às vagas de soldado da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros. Há um indicativo - em estudo - para que pessoas com até 30 anos possam ingressar nas corporações, caso aprovadas nos concursos.

Tags

Autor