Mais de 20 cães que estavam em situação de maus-tratos foram resgatados no bairro de Santo Antônio, na área central do Recife, na tarde desta quinta-feira (27).
A operação foi feita pela Secretaria Executiva dos Direitos dos Animais do município, em parceria com a Delegacia de Polícia do Meio Ambiente (Depoma).
Um casal que vivia com os 23 cachorros (sendo quatro filhotes, sem raça definida) foi detido na Ponte Buarque de Macêdo e encaminhado à delegacia para prestar esclarecimentos.
Segundo o secretário-executivo dos Direitos dos Animais do Recife, Geraldo Durães, os cães estavam morando nas ruas sem os devidos cuidados dos antigos tutores, ficando expostos ao sol e chuva, sem alimentação adequada e confinados, na maioria das vezes, em um carro de supermercado.
Ainda de acordo com o gestor, em diversas ocasiões técnicos visitaram o casal para oferecer atendimento veterinário gratuito a todos os cachorros, porém o casal recusou apoio todas as vezes.
“Recebemos várias denúncias de maus-tratos com relação a esses animais, e de fato estavam. Encontravam-se em locais inadequados, sem comida adequada, sem água e sem um abrigo”, afirmou.
Além disso, os animais não eram castrados ou vacinados, o que estava colocando em risco a população da vizinhança com a disseminação de zoonoses - doenças transmitidas pelos animais aos seres humanos.
A ONG Anjos do Poço, que apoiou a ação, recebeu os pets, que serão cadastrados e vacinados no Hospital Veterinário do Recife. Os animais, posteriormente, serão colocados para adoção.
A Guarda Municipal Civil do Recife também apoiou a ação, juntamente com o Centro de Vigilância Ambiental.
Comentários