Culinária nordestina

Moranga: como escolher, conservar e preparar esse fruto versátil

O fruto é um coringa da culinária nordestina. A moranga pode ser utilizada no preparo de sopas, nhoques, recheios e muito mais

Lívia Karolline
Lívia Karolline
Publicado em 16/02/2021 às 13:40
Notícia

TV Jornal
Moranga de Charque do chef Rivandro França - FOTO: TV Jornal
Leitura:

Originária da República da Guiné, país do ocidente africano, a moranga chegou ao Brasil em meados do século XVI, pelas mãos de imigrantes portugueses.

A abóbora moranga é uma cucúrbita (tipo de fruto da mesma família da melancia) muito conhecida e usada na culinária brasileira, sendo também chamada de jerimum em algumas partes do país, principalmente no Nordeste e Norte do Brasil. A apreciação dela na culinária também é mais forte nestas regiões.

De acordo com a variação, pode apresentar tamanhos e formatos diferentes, sendo sua forma mais conhecida a redonda e um pouco achatada na parte de baixo.

Como escolher

A preferência na hora de escolher deve se dar pelos frutos que possuem talo, com casca dura, sem machucados e sem brilho. Pequenos machucados ou fissuras superficiais na casca geralmente não comprometem a qualidade. Se resta dúvida entre duas morangas do mesmo tamanho, opte pela moranga mais pesada. Lembre-se de manuseá-la com cuidado, pois apesar de parecerem resistentes, se estragam mais rapidamente a partir dos pontos onde estão machucadas.

Como conservar

Depois de cortar ou descascar a moranga, mantenha sempre os pedaços refrigerados, dentro sacos próprios para geladeira ou vasilhas de plástico. O consumo deve ser feito em poucos dias após esse procedimento, pois a durabilidade é bastante reduzida e os pedaços se conservam em média, por cinco dias.

Para congelar, corte a moranga em pedaços, descasque-os, retire as sementes e o miolo. Em seguida, cozinhe os pedaços em água fervente por 3 minutos, seguido pelo resfriamento em água gelada por 3 minutos. Escorra a água, embale em sacos plásticos e mantenha em congelador por até 10 meses.

Moranga como tigela

O chef Rivandro França, do programa Sabor da Gente, da TV Jornal, dá duas dicas importantes para quem quer usar a moranga como 'tigela' para servir os mais variados tipos de receitas.

As dicas tratam da melhor forma de cortar e cozinhar a moranga nesses preparos, desde a melhor posição da faca na hora do corte até o ponto ideal para que não fique desmanchando, prejudicando assim a estética e a textura do prato.

1 - Como cortar a moranga

2 - Ponto ideal de cozimento

 

Receitas com moranga

A moranga pode ser usada como base para vários pratos, desde ensopados, purês, doces e até mesmo como recheio de ravioli. As sementes também podem ser aproveitadas, sendo elas torradas e salgadas, servindo como aperitivo nutritivo e rico em vitaminas. Já as flores, feitas à milanesa, são uma sugestão gostosa para uma entrada diferente. Essa versatilidade na cozinha torna a moranga uma boa pedida para quem quer sabor e nutrientes na mesma receita, e claro, sem perder a estética.

Confira receitas do Sabor da Gente em que a moranga foi a estrela principal:

Moranga de Charque


Ingredientes


1 jerimum moranga
2 colheres de azeite de oliva
2 colheres de manteiga de garrafa
5 dentes de alho ralados
2 cebolas picadas
500g ou 2 xícaras de carne de charque desfiada
1 pimentão vermelho
1 pimentão amarelo
2 colheres de coentro picado
1 litro de leite integral
2 pacotes de queijo ralado parmesão
2 colheres de massa de mandioca
Sal e pimenta de cheiro verde a gosto

Modo de Preparo

Lave o jerimum em seguida apoiado em uma mesa corte a superfície superior deixando em formato cavado para receber o recheio.

Em uma panela grande, coloque o jerimum no meio da panela e adicione água no meio do jerimum até que transborde e ele comece a boiar, deixe cozinhar lentamente observando para não cozinhar demais, retire e reserve.

Para o recheio:

Processe no liquidificador o leite, queijo a massa de mandioca e um toque de coentro só para dar uma cor e leve sabor.

Leve a mistura a uma panela e em fogo baixo mexa sempre para não empelotar, ajuste o sal e reserve.
Para o charque:

Doure o alho no azeite e manteiga juntos, em seguida acrescente a cebola, os pimentões e a charque deixe refogar até que comece fritar, finalize com o coentro.

Coloque a moranga em uma travessa, adicione o creme de queijo com um pouco da carne e finalize com mais creme e carne por cima com pimenta de cheiro e coentro.

Moranga para dia de Festa

 

Ingredientes

1 moranga pequena cozida
1 xícara de queijo coalho ralado
1 litro de leite líquido integral
3 colheres de sopa de farinha mandioca
1 colher de páprica picante
5 fatias de queijo mussarela
10 agulhas brancas fritas
Óleo para fritura
1 cebola roxa inteira
Coentro a gosto
5 ovos de codorna
2 colheres de sementes de jerimum fritas


Modo de Preparo

Leve ao liquidificador o leite, a farinha, queijo coalho, manteiga de garrafa e a páprica. Em uma panela vá mexendo em fogo baixo até formar um creme.

Retira colheradas da polpa da moranga para decorar no final. Frite as agulhas com cebola no óleo e em seguida frite as sementes.

Para a montagem coloque o creme de queijo dentro da morango deixando caindo pelas bordas, coloque tiras de queijo mussarela e maçarique. Ponha as agulhas dentro e por fora da moranga, sementes de jerimum e finalize com pimentas biquinho.

%MCEPASTEBIN%

Comentários

Últimas notícias