CARNE SUÍNA

Carne suína: mitos, verdades e dicas de preparo

Com versatilidade e sabor na cozinha, a carne suína possui mais de 50 cortes para os mais variados gostos

Lívia Karolline
Lívia Karolline
Publicado em 19/02/2021 às 17:26
Notícia

TV Jornal
Costela de Porco com Fava Rajada do chef Rivandro França - FOTO: TV Jornal
Leitura:

De onde surgiu o porco? O suíno vem da espécie Sus scrofa, conhecida popularmente como javali selvagem, originária da Europa e Ásia. O porco foi domesticado pelo homem há 10 mil anos, acredita-se que por agricultores e fazendeiros na Mesopotâmia e na China. Já no Brasil, os primeiros porcos desembarcaram no país em 1532, vindos na expedição de Martim Afonso de Sousa a São Vicente. Com a chegada do porco, alimentos como a linguiça e toucinho logo passaram a fazer parte da culinária nacional.

Quando se fala em carne de porco, principalmente no Brasil, se pensa logo em feijoada. Afinal, quem não gosta de uma bela feijoada com direito a todas as partes possíveis do porco?

Mas se engana quem pensa que a utilização da carne suína na cozinha se limita à tradicional feijoada da quarta-feira. Sabendo disso, o brasileiro tem procurado cada vez mais pela carne nos frigoríficos, aumentando a demanda e o consumo nacional, que atualmente, paira na média dos 15,3 kg por ano, de acordo com a Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária).

Mitos e Verdades

Se pararmos para pensar na quantidade de outras carnes consumidas pelo brasileiro, tais quais como a carne bovina (em média 39 kg por ano) e a carne de frango (em média 42,8 kg por ano) a carne de porco fica claramente em desvantagem, mas, qual seria o motivo dessa discrepância?


Não existe nenhuma comprovação científica de que a carne do porco seja prejudicial à saúde ou menos saudável do que as outras opções mais consumidas pelo brasileiro. Mas é claro, levando em consideração todos os cuidados no preparo, assim como se deve tomar com qualquer tipo de carne.


Por mais que a indústria siga todos os protocolos sanitários, o porco ainda é visto de forma negativa, como um animal sujo, seja pela forma de criar ou pela dieta alimentar. Isso afeta diretamente na procura pelo consumo da carne.

Dicas de Preparo

Os cortes mais vendidos ainda são o pernil, o lombo, a costela e o joelho. A principal dica de preparo de carne suína, especialmente os cortes mais altos, como a picanha e o filé mignon, é marinar a carne por cerca de 45 minutos e logo após, cozinhá-la em baixa temperatura por um longo período de tempo, para que não perca líquido.

Confira a dica de como temperar carne com o chef Rivandro França

A versatilidade na cozinha é uma coisa que impressiona quando o assunto é carne de porco: rocamboles, hambúrgueres ou até mesmo o preparo mais elaborado dos cortes famosos tornam a carne um ingrediente que compensa no bolso e de um sabor único. Sem contar com os acompanhamentos, pois harmoniza super bem com batatas, no recheio do sanduíche, cogumelos, farofa, molhos, purês, frutas, legumes e muito mais.

Receitas com carne de porco preparadas no Sabor da Gente

Costela de porco com fava rajada

Ingredientes

1 costelinha de porco
3 dentes de alho
2 tomates verdes
1 pimentão vermelho picado
5 maxixes
Coentro a gosto
Páprica picante a gosto
2 colheres de sopa de bacon em cubos
2 colheres de sopa de goiabada pastosa
1 colher de chá de molho de pimenta malagueta
1 xícara de fava rajada
2 colheres manteiga de garrafa

Modo de Preparo

Tempere a costela com pimenta, colorau e alho. Em seguida dê uma selada no alho e manteiga de garrafa. Pincele com uma parte da goiabada misturada com a pimenta, adicione coentro e enrole em papel alumínio ou papel manteiga. Leve ao forno em 200° por 25 minutos.
Leve a fava ao fogo com água e pedaços de cebola. Descarte a primeira água e em seguida refogue alho, tomate, cebola, pimentão e adicione a fava e um pouco de água. Ajuste o sal e leve a pressão por 15 minutos.
Retire a fava da pressão e separe das verduras. Aqueça o bacon no alho e adicione as verduras da fava, finalizando com porções dela.
Retire a costela do forno e sirva com o refogado de fava.

Hambúrguer suíno

Ingredientes

1 xícara de carne de porco moída
1 xícara de macaxeira cozida
1 xícara de queijo coalho ralado
5 colheres de manteiga de garrafa
Pimenta do reino a gosto
3 folhas de alface crespo
1 cebola roxa inteira
1 tomate maduro inteiro
5 ovos de codorna cozidos
5 pimentas biquinho
10 chips de batata doce frita
Sal a gosto
5 colheres de mostarda dijon
1 colher de sopa de queijo manteiga ralado.

Modo de Preparo

Abrir os pães ao meio e assar sem gordura e reservar.
Misture a carne, queijo e a macaxeira com um ajuste no sal e um toque de pimenta do reino.
Monte rodelas com o preparo em formato de carne de hambúrguer. Use um molde ou manualmente deixando envolvida em saco útil e leve ao congelador ou freezer.
Frite as batatas doces em óleo deixando bem crocantes. Fritar a carne de hambúrguer na manteiga, finalizando com tomates e cebolas na mesma chapa ou frigideira.
Monte sobre o pão o hambúrguer, verduras, pedaços de folhas de alface, feche o pão. Usando um palito espete o ovo de codorna e a pimenta biquinho e coloque sobre o pão, faça um corte no pão e coloque batatas para decorar.
Em um recipiente coloque a mostarda, o queijo manteiga por cima e use um maçarico ou leve ao forno para dourar. Sirva acompanhando o hambúrguer.

Comentários

Últimas notícias