Receitas

Receitas simples e rápidas, ou elaboradas: o macarrão é uma boa pedida para todas as horas

Prático, gostoso e fácil de preparar

Imagem do autor
Cadastrado por

Roberta Salles

Publicado em 28/04/2021 às 16:53
Notícia
X

Se um macarrão 'perdido' do seu armário não já te salvou num dia em que você não tava muito no clima de cozinhar, tenha certeza que esse dia vai chegar. Prático, gostoso e de rápido preparo, a pasta é uma ótima opção no almoço ou jantar e vai bem sozinho, com acompanhamento, com molho de tomate ou molho branco. O chef Rivandro França do Sabor da Gente já fez diversos preparos com o macarrão e você confere algumas dessas receitas para fazer e saborear sozinho ou em companhia. Para o brasileiro, a relação com a massa é bem forte. O Brasil é o terceiro maior produtor mundial de macarrão, segundo estudo da Organização Mundial de Pasta (IPO), e o alimento está presente em 99,3% dos lares brasileiros, segundo pesquisa da Associação Brasileira das Indústrias de Biscoitos, Massas Alimentícias e Pães & Bolos Industrializados (Abimapi).

Origem

O dia do macarrão é comemorado em 25 de outubro, mas apesar de ter uma data específica para chamar de sua, não se sabe ao certo quando a massa foi criada. Existem relatos que o macarrão foi criado em 2.500 a.C. e, pasme, não foi na Itália. O trigo, que é um dos principais ingredientes da sua composição, é originalmente asiático. O alimento, contudo, provavelmente chegou à Europa através do aventureiro italiano Marco Polo, que descobriu o macarrão em uma de suas idas à Ásia. De lá, ele trouxe a mistura de farinha e água em formato de espaguete como conhecemos até os dias atuais. Na Itália, o prato foi aperfeiçoado, ganhando uma variedade enorme, tanto em textura quanto em formatos e tamanhos diferentes.


Abrasileirando o prato

No Brasil,a massa chegou junto com os imigrantes italianos e japoneses no início do século XX, principalmente no estado de São Paulo. Um século depois, o prato está mais do que consolidado nas famílias brasileiras. Atualmente, a iguaria está na mesa dos brasileiros e faz parte de diversos preparos tanto brilhando sozinho quanto como acompanhamento com carne, frutos do mar, defumados e frango.

Receitas do chef Rivandro

Quer praticidade? Vá de macarrão na panela de pressão

Essa é para quem tá cansado, não quer cozinhar… é só pegar um pouquinho de tudo que tem na geladeira, colocar na panela de pressão e num piscar de olhos tá pronto!

Ingredientes:

1 fio de azeite
1 cebola picada
4 dentes de alho picados
1 lata de milho verde
100 g de presunto picado em cubos
160 g de azeitona
1 lata de molho de tomate
1 caixa de creme de leite
600 ml de água fervente
2 folhas de louro
1 pacote de macarrão parafuso
100 g de queijo muçarela picado
Sal e pimenta do reino à gosto

Modo de preparo

Em uma panela de pressão, aqueça o fio de azeite e refogue a cebola e o alho picados; adicione o milho, o presunto, a azeitona, o molho de tomate, o creme de leite e a água quente; Mexa bem e adicione as folhas de louro, o macarrão e o queijo. Tempere com sal e pimenta do reino à gosto. Feche a panela e deixe na pressão por 10 minutos. Depois que aguardar a pressão sair, abra a panela e finalize com queijo parmesão ralado e decore com salsinha.



Macarronada: um clássico com toque especial

Ingredientes:

1 litro de água
1 pacote de macarrão espaguete
Sal a gosto
1 kg carne moída
Óleo
1 colher de margarina
1 cebola grande
2 tomates maduros
Coentro a gosto
1 lata de extrato de tomate
1 lata de milho verde e ervilha
2 xícaras de queijo muçarela ralado
1 xícara de presunto

Modo de Preparo

Coloque a água com o sal para ferver. Enquanto isso prepare o molho. Quando a água ferver acrescente o macarrão e deixe por 10 minutos no fogo. Depois escorra o macarrão e lave em água fria. Refogue o macarrão já cozido em 1/2 colher de margarina e depois junte ao molho. Mexa muito bem para todo o macarrão ficar coradinho.
Para o molho
Corte a cebola e os tomates (sem as sementes) em pedaços médios. Coloque um pouco de óleo e 1/2 colher de margarina em uma frigideira, deixe esquentar. Acrescente a cebola. Quando a cebola estiver murcha, acrescente os tomates e o coentro mexa e deixe mais um pouco no fogo. Misture o extrato de tomate, desligue o fogo e deixe esfriar. Depois de esfriar bata tudo no liquidificador até tornar-se um molho homogêneo. Coloque novamente no fogo, para ferver junto com o milho, a ervilha e a carne moída.
Montagem
Unte um refratário com margarina e intercale 2 ou 3 camadas de macarrão, presunto e queijo. Por cima coloque a última camada de queijo mussarela. Leve ao forno médio, pré-aquecido, por cerca de 10 a 15 minutos.



Quer surpreender e receber elogios? Conchiglione com bacon é a receita; confira:

Ingredientes:

1 xícara de bacon em cubinhos
12 conchigliones
1 pote de requeijão cremoso
1 xícara de molho de tomate
2 dentes de alho ralados
1 cebola picada
1 xícara de queijo parmesão ralado
Folhas de manjericão à gosto
Azeite
Sal e pimenta à gosto
Modo de Preparo
Cozinhe a massa em água fervente com uma pitada de sal; em seguida, frite o bacon picadinho, escorra e reserve.

Para o molho

Refogue a cebola e o alho no azeite. Em seguida, coloque o molho de tomate, acerte o sal e deixe cozinhar por 5 minutos. Escorra a massa, que deve estar cozida al dente. Para rechear, distribua as massas em um refratário e pegue uma colher de requeijão para colocar em cada conchiglione. Em seguida, coloque um pouco de bacon dentro de cada massa e regue tudo com o molho de tomate. Finalize com o queijo parmesão ralado por cima. Leve ao forno pré-aquecido a 180°C para gratinar de 15 a 20 minutos; Para servir, decore com folhas de manjericão e regue com azeite.


Tags

Autor