Culinária Junina

Receitas fáceis de bolo para o São João

A festa junina deste ano continua sendo em casa mas você pode preparar receitas deliciosas para a família

Roberta Salles
Roberta Salles
Publicado em 16/06/2021 às 17:34
Notícia
Foto: Flora Pimentel/JC Imagem
Bolos juninos sem mistério - FOTO: Foto: Flora Pimentel/JC Imagem
Leitura:

Chegou o período mais delicioso do ano: as festas juninas. Se você é nordestino não vale discordar. Brincadeiras à parte, o período junino além do arrasta pé ao som do forró traz também as delícias preparadas, em sua maioria com milho. Mesmo com o distanciamento e restrições que precisamos passar no momento, você pode montar o seu “arraiá” em casa, com a família e sem aglomeração. Pensando nisso, reunimos deliciosas e fácies receitas de bolos juninos do chef Rivandro França, do Sabor da Gente. Não tem erro: São João, comidas da época e dicas de chef.

As tradicionais canjica e pamonha sempre estão acompanhadas de bolos regionais que levam no preparo milho, castanhas, coco, massa de mandioca... É muita comida gostosa reunida numa só mesa. Elas podem assustar pelas diversas etapas no preparo, mas são fáceis e deliciosas. Sem mistérios, aprenda a fazer três deliciosos bolos para comer no São João 2021 em casa. Compartilhe com os amigos ou envie como forma de abraço, porque comida aquece e aproxima, assim como um abraço. 

Receitas

Pé de Moleque com Calda de Chocolate

Ingredientes:

1 kg massa de mandioca
200 g de castanha de caju inteiras
200 g de amendoim
1 xícara de café solúvel forte
3 xícaras de açúcar
3 copos de leite de coco
3 xícaras de margarina
10 ovos
50 g de cravo da índia
50g de erva doce triturada
1 xícara de creme de leite
2 colheres de queijo ralado
1 colher de achocolatado
1 copo de leite integral

Modo de Preparo:

Bata bem o açúcar, os ovos inteiros e a margarina.Depois coloque a massa já lavada e peneirada, misture a castanha o cravo e o amendoim. Despeje dentro da massa coloque o café, o leite de coco e a erva - doce.Reserve castanha para enfeitar o bolo.Leve para forma untada e enfeite com as castanhas.Asse em forno quente (180º graus) média de 30 minutos.

Para a calda: Aqueça o leite integral, adicione o queijo ralado em seguida achocolatado, após 5 minutos em fogo baixo desligue o fogo, deixe esfriar e acrescente o creme de leite, mexa bem, sirva com o bolo.


Bolo Delícia de Flocão

Ingredientes:

100 g de farinha de trigo
200 g de flocão de fubá
4 ovos
250 g de leite
180 ml de óleo
300 g de açúcar
8 g de fermento
4 g de bicarbonato
395 g de leite condensado
200 g de creme de leite
100 g de queijo parmesão ralado
200 g de goiabada

Modo de Preparo:

Bater os ovos com o açúcar na batedeira. Bater o leite, o óleo e o flocão no liquidificador. Juntar todos os itens na batedeira e homogeneizar;
Untar a forma que deseja (com desmoldante ou trigo e manteiga) e despejar a massa. Assar a 180°C por em média 30 ou 40 minutos;
Para o brigadeiro, coloque o leite condensado e o creme de leite na panela. Leve ao fogo, e quando atingir o ponto de calda, adicione o queijo ralado;
Derreta a goiabada com água até ficar mais molinha;
Para montar, coloque a goiabada no meio do brigadeiro e despeje por cima do bolo.


Bolo de Tapioca com Queijo do Reino

Ingredientes:

500 g de tapioca granulada
2 xícaras (chá) de açúcar
1 litro de leite quente
200 g de coco ralado
1 vidro de leite de coco pequeno
1 lata de leite condensado
1 colher de chá de gengibre
1 xícara de queijo do reino ralado

Modo de Preparo:

Misture a tapioca e o açúcar, acrescentando aos poucos, o leite quente.Quando começar a ficar cremoso, deixe descansar por 10 minutos, até que aumente o volume dos grãos da tapioca.Após esse tempo, acrescente o coco ralado e o leite de coco, sempre mexendo bem.Misture o leite condensado com as raspas de gengibreUnte a forma com o leite condensado e coloque a massa, leve à geladeira por 2 horas.Frite o queijo do Reino ralado até obter uma farofinha crocante.Para finalizar, espalhe o crocante de queijo do Reino por cima do bolo gelado.

Comentários

Últimas notícias