Comida Junina

Receita de pamonha simples e rápida: aprenda a fazer o quitute para o São João

No liquidificador e com dicas para amarrar e cozinhar perfeitamente a sua pamonha e ninguém colocar defeito

Roberta Salles
Roberta Salles
Publicado em 22/06/2021 às 22:09
Notícia
Reprodução/CyberCook
- FOTO: Reprodução/CyberCook
Leitura:

Olha que isso aqui tá muito bom, isso aqui tá bom demais. Falar de comida por aqui é maravilhoso e se tratando de comidas juninas, melhor ainda. Quando se fala em pamonha, todo mundo pensa logo em comprar em algum lugar por ter pavor ao preparo das comidas juninas que, de fato, requerem um cuidado e dedicação especiais mas é possível fazer uma deliciosa pamonha em casa, usando o liquidificador e amarrando nas palhas perfeitamente. Hoje trazemos uma receita super prática de pamonha feita pelo chef Rivandro França no Sabor da Gente.

Descubra a origem da pamonha

Antes da receita, vamos fazer um breve mergulho pela história e cultura brasileira, que carrega uma herança inestimável, criada pelos povos indígenas e incrementada pelos africanos.O nome "pamonha" vem da palavra tupi pa'muñã, que significa "pegajoso". De acordo com o historiador Câmara Cascudo, em seu livro “A História da Alimentação no Brasil”, receitas como pirão, pamonha, canjica, pipoca, dentre outras tiveram origem com os índios brasileiros. E, com a colonização das Américas, os portugueses e africanos foram adaptando e produzindo outras receitas.

Receita

O preparo da pamonha é semelhante ao da canjica. Leva milho, leite de coco, sal e açúcar. Alguns outros ingredientes como canela e erva-doce são opcionais. Na região Centro-Oeste, é mais comum o consumo da pamonha salgada, que leva recheios de carnes ou embutidos como linguiças. A pamonha nordestina é essencialmente preparada com o leite de coco, cozinha como canjica mas passando mais tempo na panela e ao final, é embrulhada nas folhas de milho, e levada ao fogo novamente para ser finalizada. Depois de pronta, é só desembrulhar esse pacote e se deliciar com café e uma generosa fatia de queijo da sua preferência.

Pamonha com Queijo Coalho

Ingredientes:

10 espigas de milho verde
1 copo de leite de coco
1 xícara de caldo de legumes
1 xícara de açúcar
1 xícara de coco ralado
300g de queijo coalho
Sal
Palha de milho para a embalar as pamonhas

Modo de Preparo:

Com uma faca, retire o milho rente ao sabugo e passe no liquidificador, juntamente com a água e o açúcar;
Acrescente o coco ralado e mexa bem;
Coloque a massa na palha do milho em em seguida coloque pedaços de queijo coalho;
Dobre a palha, amarre e coloque dentro de um saquinho;
Em uma panela grande, ferva bem a água e vá colocando as pamonhas uma a uma após a fervura completa da água;
Deixe esfriar e sirva com café.

Viu como é fácil? E com dicas de chef arretado como Rivandro França fica melhor ainda, não é? Então separa os ingredientes por aí e prepara a tua pamonha pra se deliciar amanhã, em casa com uma mesa junina simples mas linda e prática.

Comentários

Últimas notícias