Culinária

Receita rápida de cocada de forno; sobremesa regional e fácil de preparar

Com poucos ingredientes e pouco tempo de preparo a cocada de forno estará pronta para brilhar como sobremesa rapidamente

Imagem do autor
Cadastrado por

Roberta Salles

Publicado em 20/07/2021 às 18:00
Notícia
X

Quem tiver seus cremes de avelã não precisa nem esconder. A paixão do nordestino é, sem dúvidas, os doces regionais, com ingredientes frescos e da terra. Com poucos ingredientes e pouco tempo de preparo a cocada de forno estará pronta para brilhar como sobremesa sozinha ou fazer parte de alguma outra preparação. Confira a receita do chef Rivandro França, do Sabor da Gente. 

Origem

Receitas da época colonial eram guardadas à sete chaves e passadas de geração a geração. Mas a culinária brasileira é a junção de elementos e influências dos povos originários da nossa terra - os indígenas - seguidos de aprimoramento ou inserção de outros ingredientes dos portugueses e africanos. Receitas eram criadas e adaptadas conforme as frutas da época por aqui, além de, é claro, a grande influência do cultivo da cana de açúcar. Os doces e sobremesas eram frutas sazonais e o açúcar.

Receita

Rapidinho a sua cocada de forno vai estar pronta e de comer rezando. Pense numa delícia!

Ingredientes:

4 xícaras de coco fresco ralado
3 ovos
4 xícaras de açúcar
1 colher (sopa) de manteiga
Raspas de gengibre a gosto
1 caixa de leite condensado

Modo de preparo:

Pré-aqueça o forno a 180º. Unte com manteiga um refratário raso que comporte o preparo. Numa tigela, junte a manteiga e os ovos e misture com o batedor de arame. Adicione o açúcar, aos poucos, mexendo bem a cada adição. Acrescente o coco ralado e misture com uma espátula para incorporar. Finalize com o gengibre. Transfira a massa para o refratário e leve ao forno para assar por cerca de 40 minutos, ou até ficar bem dourada. A cocada vai ficar com uma casquinha crocante, mas ainda cremosa no centro.
Retire do forno e deixe esfriar em temperatura ambiente antes de servir.

Dica: A cocada de forno também fica uma delícia servida gelada.

 

Tags

Autor