Como preparar bechamel

Almoço rápido e fácil: frango ao molho bechamel

Uma receita que poderia ser simples, vira um prato refinado com dicas de chef; confira

Imagem do autor
Cadastrado por

Roberta Salles

Publicado em 23/08/2021 às 15:16
Notícia
X

Receitinha rápida e fácil é o que a gente mais gosta, né? Para um dia preguiçoso ou com poucos ingredientes em casa, o ideal é caprichar na imaginação e começar a procurar receitas simples e rápidas nas redes sociais. Mas calma, a gente te ajuda. Melhor, o chefe Rivandro França, do Sabor da Gente, da TV Jornal. Que tal peito de frango crocante por fora e macio por dentro com um molho bechamel para acompanhar?

Molho bechamel

Segundo alguns, este molho teria sido criado por um jovem cozinheiro francês do século XIX chamado Antoine Carême, considerado o primeiro chef-celebridade. No entanto, o nome 'béchamel' pode ser alusivo a Louis Béchameil de Nointel, maître do hotel do rei Luís XIV, que viveu dois séculos antes, havendo registros de que os molhos à base de creme de leite já existiam nesse tempo.

Mas a esta altura, você deve estar se perguntando qual a diferença entre o molho branco e o molho bechamel. É mínima, mas existe. Basicamente é que no molho branco o leite é acrescentado sem adição de temperos. Já no molho bechamel, o leite precisa ser temperado - geralmente com especiarias ou ervas frescas.

Receita

Explicado o molho bechamel, vamos para a prática. Confira os ingredientes para o molho:

500ml de leite
2 colheres de sopa de farinha de trigo
2 colheres de sopa de manteiga
1 ramo de alecrim
1 ramo de hortelã
1 ramo de coentro
1 ramo de salsinha

Aqueça o leite com as ervas aromáticas dentro em formato de “buquê” para não espalharem. Em outra panela, derreta a manteiga, e depois acrescente o trigo até ficar homogêneo. Em seguida retire as ervas do leite e misture o leite ao roux e mexa bem até obter a textura desejada, ajuste o sal como preferir.

Para o frango:

1kg depeito de frango
100g dequeijo parmesão ralado
1/2 xícara de farinha panko
1 colher de chá de páprica picante
3 ovos
Pimenta
Sal
Óleo para fritar

Em uma tigela, misture oqueijocom afarinha derosca. Salpique apimenta.reserve. Em outra tigela, bata osovos, passe os filés noovoe, logo em seguida, na mistura dequeijo raladoefarinha panko. Aqueça o óleo em uma frigideira funda e, quando ele estiver bem quente, frite osfilésdefrango. Escorra em papel-toalha e sirva acompanhado pelo molho.

 
 
 
Ver essa foto no Instagram
 
 
 

Uma publicação compartilhada por TV Jornal | SBT (@tvjornalsbt)

Tags

Autor