COMBATE AO CORONAVIRUS

Coronavírus: Hospital Oswaldo Cruz recebe doação de álcool 70% de empresas e usinas; abrigos de idosos receberão nesta terça (24)

O Instituto de Ciências Biológicas (ICB) fez o envasamento do produto

Thalis Araújo
Cadastrado por
Thalis Araújo
Publicado em 23/03/2020 às 23:15 | Atualizado em 23/03/2020 às 23:33
DIVULGAÇÃO
Entrega de doação de 1000 litros de álcool no ICB - FOTO: DIVULGAÇÃO

O álcool se tornou um grande aliado no combate à pandemia do novo coronavírus, por isso, tem sido um produto essencial nos estabelecimentos e demais instituições. Por essa razão, unidades de saúde da Universidade de Pernambuco (UPE), como o Hospital Universitário Oswaldo Cruz (HUOC), o Procape e o Cisam, receberam uma doação de empresas e usinas, nesta segunda-feira (23). Tudo começou quando o professor Sérgio Perez, da Universidade Politécnica de Pernambuco (POLI), fez contato com os doadores. O Instituto de Ciências Biológicas (ICB), da UPE, fez a diluição e o envasamento do álcool.

>> "Todos nós temos que colaborar", diz João Carlos Paes Mendonça sobre pandemia de coronavírus

>> Número de casos confirmados de coronavírus no mundo ultrapassa os 330 mil

>> Brasil tem 1.891 casos confirmados do novo coronavírus e 34 mortes

>> Coronavírus: Veja o que pode funcionar no comércio de Pernambuco

>> Coronavírus: 87,5% dos pacientes internados em Pernambuco estão em hospital privado

Doações

De acordo com a professora Rita Costa, que é diretora do ICB, até o momento, foram doados: 70l pela Central Analítica, 80l de álcool puro pela Seta Combustível e 1000l pela Usina Cruangi; 400l de álcool 70% pela Autoquímica (JB); e 360l de água e vasilhames pela empresa de água mineral Santa Terezinha.

O álcool também foi distribuído para o Corpo de Bombeiros. Algumas unidades de ensino da UPE e a reitoria também foram contemplados. Nesta terça-feira (24), cinco abrigos de idosos vão receber o produto. Serão 10 litros para cada. Uma das casas de idosos fica no Recife, duas em Nazaré da Mata, uma em Orobó e uma no Cabo de Santo Agostinho.

Rita Moura explica que a união de todas as pessoas neste momento da pandemia do novo coronavírus traduz "um momento singular". "A nossa responsabilidade como educadores não se limita à formação profissional, ela é mais ampla e visa que os futuros profissionais que formaremos sejam cidadãos engajados e participativos. De modo que cabe a nós professores darmos bons exemplos. Neste momento, queremos aproveitar e agradecer as doações de álcool e água, e dizer que a Universidade está aqui para servir a sociedade, em qualquer tempo e circunstância", ressaltou.

Em entrevista ao Jornal do Commercio, Moura explica a eficácia do álcool 70% para o combate à covid-19, doença causada pelo novo coronavírus. "O álcool se mostra eficaz em combater o vírus e também outros micro-organismos. Ele pode ser usado para limpeza de superfícies e objetos. Na ausência de água e sabão ou álcool gel, também pode ser usado para limpar as mãos. Contudo, vale ressaltar que o uso do álcool 70%, por ser inflamável, requer cuidado de modo a evitar possíveis acidentes com fogo.

O que é coronavírus?

Coronavírus é uma família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus foi descoberto em 31/12/19 após casos registrados na China.Os primeiros coronavírus humanos foram isolados pela primeira vez em 1937. No entanto, foi em 1965 que o vírus foi descrito como coronavírus, em decorrência do perfil na microscopia, parecendo uma coroa.

A maioria das pessoas se infecta com os coronavírus comuns ao longo da vida, sendo as crianças pequenas mais propensas a se infectarem com o tipo mais comum do vírus. Os coronavírus mais comuns que infectam humanos são o alpha coronavírus 229E e NL63 e beta coronavírus OC43, HKU1.

Como prevenir o coronavírus?

O Ministério da Saúde orienta cuidados básicos para reduzir o risco geral de contrair ou transmitir infecções respiratórias agudas, incluindo o coronavírus. Entre as medidas estão:

  • Lavar as mãos frequentemente com água e sabonete por pelo menos 20 segundos, respeitando os 5 momentos de higienização. Se não houver água e sabonete, usar um desinfetante para as mãos à base de álcool.
  • Evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas.
  • Evitar contato próximo com pessoas doentes.
  • Ficar em casa quando estiver doente.
  • Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar com um lenço de papel e jogar no lixo.
  • Limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com freqüência.
  • Profissionais de saúde devem utilizar medidas de precaução padrão, de contato e de gotículas (máscara cirúrgica, luvas, avental não estéril e óculos de proteção).

Para a realização de procedimentos que gerem aerossolização de secreções respiratórias como intubação, aspiração de vias aéreas ou indução de escarro, deverá ser utilizado precaução por aerossóis, com uso de máscara N95.

Veja o mapa que mostra como o novo coronavírus tem se espalhado pelo mundo

Comentários

Últimas notícias