COLUNA JC SAÚDE E BEM-ESTAR

Coronavírus: 87,5% dos pacientes internados em Pernambuco estão em hospital privado

Dos pacientes em acompanhamento hospitalar no Estado, seis permanecem no Real Hospital Português

Cinthya Leite
Cadastrado por
Cinthya Leite
Publicado em 23/03/2020 às 18:43 | Atualizado em 23/03/2020 às 19:09
ARNALDO CARVALHO/JC IMAGEM
Real Hospital Português, no bairro de Paissandu, área central do Recife, é uma das unidades privadas que já têm leitos destinados a pacientes com covid-19 encaminhados pelo SUS - FOTO: ARNALDO CARVALHO/JC IMAGEM

Nas últimas 24h, Pernambuco confirmou mais cinco casos do novo coronavírus, passando para 42 confirmações, distribuídas por seis municípios do Estado, além de ocorrência em pacientes de outro Estado (1) e países (3). Do total de casos confirmados, oito estão hospitalizados (sete, 87.5%, na rede privada e um, 12.5%, na rede pública), 31 estão em isolamento domiciliar e três casos já foram curados.

Para garantir um esforço coletivo de todos os brasileiros para reduzir a velocidade de transmissão do coronavírus, na última sexta-feira (20), o Ministério da Saúde reconheceu a transmissão comunitária da covid-19 em todo o País. À medida em que a transmissão comunitária se torne mais frequente (com maior quantidade de casos), a realidade na assistência hospitalar será concentrada nos serviços ligados ao Sistema Único de Saúde (SUS). Por isso, vem a necessidade de se expandir o número de leitos de unidade de terapia intensiva (UTI) e de enfermaria. Recentemente, Pernambuco anunciou que está em processo de criação 400 leitos exclusivos para os casos do novo coronavírus no Estado, além de 600 leitos de retaguarda

Estamos com um gabinete de crise montado e monitorando a situação da doença
André Longo

Ainda para o enfrentamento da doença, o governador de Pernambuco, Paulo Câmara, anunciou, nesta segunda-feira (23), a convocação de  4.729 profissionais. Ao todo, entre concursados e contratados por meio de seleção pública, a rede estadual será reforçada com 654 médicos (das especialidades de infectologia, intensivista adulto e pediátrico, pediatra, pneumologista e anatomopatologista), 1.088 profissionais de diversas categorias de nível superior, como enfermeiros e fisioterapeutas, e 2.987 de nível técnico (técnicos de enfermagem e técnico de laboratório).

"Essa convocação mostra a preocupação e priorização do Governo de Pernambuco com a questão da covid-19 no Estado. Estamos com um gabinete de crise montado e monitorando, com a supervisão e liderança permanentemente do governador Paulo Câmara, a situação da doença, para, juntamente com gestores de diversos órgãos da gestão estadual e apoio dos municípios, tomar as decisões necessárias e, em tempo oportuno, para lidar com esse cenário", disse o secretário Estadual de Saúde, André Longo. Ele lembra que anteriormente já foram chamados 132 profissionais para os hospitais Universitário Oswaldo Cruz (Huoc) e Correia Picanço, ambos referência para o atendimento dos casos suspeitos de covid-19.

Citação

Estamos com um gabinete de crise montado e monitorando a situação da doença

André Longo
LEO MOTTA/ACERVO JC IMAGEM
André Longo - FOTO:LEO MOTTA/ACERVO JC IMAGEM

Comentários

Últimas notícias