AUMENTO

Pernambuco tem cinco pessoas curadas do novo coronavírus

Um novo balanço foi divulgado pelo Governo de Pernambuco nesta terça-feira (24)

Rute Arruda
Cadastrado por
Rute Arruda
Publicado em 24/03/2020 às 17:31 | Atualizado em 24/03/2020 às 20:31
LEO MOTTA/ACERVO JC IMAGEM
Uso de máscaras é obrigatório em todo o Estado - FOTO: LEO MOTTA/ACERVO JC IMAGEM
Leitura:

ARTE/JC
Selo Boa Notícia - ARTE/JC

A Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) anunciou que subiu para cinco o número de pessoas curadas do novo coronavírus em Pernambuco. De acordo com o balanço divulgado pelo órgão nesta terça-feira (24), o número de pacientes com o novo coronavírus permanece o mesmo do divulgado anteriormente, 42. 

Ainda segundo o órgão, das 42 pessoas infectadas, 29 estão em isolamento domiciliar e 8 estão internadas. Das pessoas que estão internadas, três estão na Unidade de Terapia Intensiva (UTI), sendo duas em hospital particular e uma no Hospital Universitário Oswaldo Cruz (Huoc). No Brasil, o Ministério da Saúde disse, no balanço desta terça-feira (24), que há 2.201 pessoas infectadas e 46 morreram vítimas da doença. 

Durante coletiva de imprensa nesta terça-feira, o secretário de Saúde do Estado, André Longo, voltou a pedir para as pessoas ficarem em casa. "As orientações permanecem as mesmas: evitar ao máximo sair de casa, em caso de sintomas leves de gripe, ficar em repouso e diminuir o contato com as pessoas em casa, e só procurar o serviço de saúde caso haja dificuldade para respirar", disse. 

Ainda durante a coletiva, o infectologista Demetrius Montenegro que os pacientes curados do novo coronavírus que estavam internados não receberam nenhuma medicação específica para a doença, apenas medicações para complicações relacionadas ao vírus, entre elas a pneumonia. As pessoas que ficaram em isolamento domiciliar esperaram o ciclo viral da doença e medicadas com remédios para melhorar os sintomas.

>> França supera os mil mortos por coronavírus

>> Coronavírus: Santander anuncia medidas e isenta microempreendedor de tarifas

>> Para proteger funcionários do coronavírus, Justiça do Trabalho determina que Metrô do Recife libere catracas

>> Prefeitura do Recife usa GPS de celular para saber quais bairros estão cumprindo monitoramento de coronavírus

O que é coronavírus?

Coronavírus é uma família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus foi descoberto em 31/12/19 após casos registrados na China.Os primeiros coronavírus humanos foram isolados pela primeira vez em 1937. No entanto, foi em 1965 que o vírus foi descrito como coronavírus, em decorrência do perfil na microscopia, parecendo uma coroa.

A maioria das pessoas se infecta com os coronavírus comuns ao longo da vida, sendo as crianças pequenas mais propensas a se infectarem com o tipo mais comum do vírus. Os coronavírus mais comuns que infectam humanos são o alpha coronavírus 229E e NL63 e beta coronavírus OC43, HKU1.

Como prevenir o coronavírus?

O Ministério da Saúde orienta cuidados básicos para reduzir o risco geral de contrair ou transmitir infecções respiratórias agudas, incluindo o coronavírus. Entre as medidas estão:

  • Lavar as mãos frequentemente com água e sabonete por pelo menos 20 segundos, respeitando os 5 momentos de higienização. Se não houver água e sabonete, usar um desinfetante para as mãos à base de álcool.
  • Evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas.
  • Evitar contato próximo com pessoas doentes.
  • Ficar em casa quando estiver doente.
  • Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar com um lenço de papel e jogar no lixo.
  • Limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com freqüência.
  • Profissionais de saúde devem utilizar medidas de precaução padrão, de contato e de gotículas (máscara cirúrgica, luvas, avental não estéril e óculos de proteção).

Para a realização de procedimentos que gerem aerossolização de secreções respiratórias como intubação, aspiração de vias aéreas ou indução de escarro, deverá ser utilizado precaução por aerossóis, com uso de máscara N95.

Passo a passo de como lavar as mãos de forma adequada

 Coronavírus em Pernambuco

ARTE/JC
Selo Boa Notícia - FOTO:ARTE/JC

Comentários

Últimas notícias