COLUNA JC SAÚDE E BEM-ESTAR

Com 226 casos graves e 15 mortes, gripe avança em paralelo ao coronavírus em Pernambuco

Pernambuco registra pelo menos 226 casos graves de gripe, incluindo influenza A(H1N1), influenza A(H3N2) e influenza B, além da codetecção dos subtipos A e B em dois pacientes

Cinthya Leite
Cadastrado por
Cinthya Leite
Publicado em 01/04/2020 às 18:08 | Atualizado em 01/04/2020 às 18:18
DIEGO NIGRO/ACERVO JC IMAGEM
Sintomas conjugados, que podem estar associados à covid-19, considerados pelo IBGE, são três: perda de cheiro ou sabor; febre, tosse e dificuldade de respirar; febre, tosse e dor no peito - FOTO: DIEGO NIGRO/ACERVO JC IMAGEM

Os sintomas da doença provocada pelo novo coronavírus e da gripe se confundem. Os vírus de ambas as enfermidades são diferentes, mas as duas trazem complicações para o aparelho respiratório, principalmente entre os idosos e pessoas com doenças crônicas. Atualmente o cenário vivenciado em Pernambuco é de avanços de casos de gripe em paralelo à expansão de covid-19, que terminou tirando o olhar para a influenza, que oferece tantos riscos e complicações quanto o novo coronavírus. 

Segundo boletim epidemiológico divulgado, nesta quarta-feira (1º), pela Secretaria Estadual de Saúde (SES), Pernambuco registra pelo menos 226 casos graves de gripe, incluindo influenza A(H1N1), influenza A(H3N2) e influenza B, além da codetecção dos subtipos A e B em dois pacientes. 

Além de anunciar os 226 casos de síndrome respiratório aguda grave (srag) que positivaram para gripe, a SES informou que 15 desses casos foram a óbito. A secretaria também destaca, no boletim, que sete dos casos de srag, que apresentaram resultado negativo para o novo coronavírus, aguardando resultado do teste para influenza.

Comentários

Últimas notícias