A Prefeitura do Recife vai suspender temporariamente, a partir desta terça-feira (31), a vacinação dos idosos, contra gripe. A medida foi tomada devido a falta de doses, que é enviada pelo Ministério da Saúde (MS). Em cinco dias úteis de vacinação da Campanha Nacional contra Gripe, a Secretaria de Saúde (Sesau) do Recife imunizou 70% das pessoas que fazem parte do grupo alvo. O público-alvo total desta primeira etapa é de aproximadamente de 250 mil pessoas somente na capital pernambucana.
>> Preços dos medicamentos serão reajustados a partir de 1º de abril
>> Com 159 mortes, Brasil tem 4.579 casos confirmados de coronavírus
Segundo dados da Prefeitura, somente nesta segunda-feira (30), mais de 25 mil doses foram aplicadas em idosos e profissionais de saúde, o que totalizou 175 mil vacinas desde o início da campanha. Por causa dessa alta procura em um curto período de tempo, o serviço será temporariamente interrompido para os idosos, tanto no esquema de drive-thru como nos outros postos volantes.
Até o dia 15 de abril, a Sesau garante que os idosos e profissionais de saúde serão vacinados. A expectativa é receber novas doses do MS até o final desta semana.
As unidades de saúde que ainda têm doses remanescentes deverão utilizá-las para vacinar os profissionais de saúde. Quem não trabalha na unidade onde irá receber a vacina deve levar, além da carteira de vacinação e um documento de identificação, comprovante laboral, como crachá ou carteira de trabalho, por exemplo.
Nesta segunda (30), para evitar aglomerações, a imunização de mais de cinco mil idosos foi feita em dois pontos no esquema de drive thru, um no Shopping Rio Mar, no Pina, e o outro no Supermercado Big Bompreço (antigo Walmart), na Avenida Recife, em Areias. Os pontos abertos em parceria com o Grupo JCPM e o Departamento Estadual de Trânsito (Detran-PE), respectivamente, serão reabastecidos assim que o município receber mais vacinas, podendo haver mudanças de locais.
Próximas etapas
A Campanha deste ano é dividida em três etapas e tem como novidade a inclusão das pessoas com deficiência e dos adultos a partir dos 55 anos nos grupos prioritários para imunização. A partir do dia 16 de abril, na segunda fase da campanha, serão vacinados os professores de escolas públicas e privadas, pessoas com doenças crônicas não-transmissíveis e profissionais das forças de segurança e salvamento.
Na terceira e última etapa, entre os dias 9 e 23 de maio, serão imunizadas as crianças de 6 meses a 5 anos, gestantes, puérperas (mulheres que tiveram filho há até 45 dias), adolescentes e jovens de 12 a 21 anos em cumprimento de medida socioeducativa, funcionários do sistema prisional, população privada de liberdade, pessoas com deficiência e adultos de 55 a 59 anos.
Comentários